Araraquara

Italiana recebe Título de Cidadã Araraquarense na Câmara Municipal

|  IDNews| Câmara Municipal de Araraquara  |

Indicação de Itália Secondino Barbosa foifeita pelo vereador Elton Negrini

Um Plenário da Câmara Municipal lotado acompanhou a entrega do Título de CidadãAraraquarense a Itália Secondino Barbosa, na noite desta quinta-feira (6).

            Não demorou muito para a emoção também marcar presença. Um vídeo contando a história da homenageada e com diversos depoimentos de familiares e amigos logo a levou às lágrimas.

Autor da indicação, aprovada por unanimidade na Casa de Leis, o vereador Elton Negrini (PSDB) afirmou que “ela é um exemplo de cidadã para o nosso município. Deixou muito para Araraquara e por isso essa homenagem aqui hoje”.

Para o deputado estadual Roberto Massafera (PSDB), foi “uma alegria estar aqui. Ela representa valores que precisamos preservar. Serve de exemplo para as mulheres”.

O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB) fez questão de participar da solenidade. “Estou muito feliz por presenciar esse momento com a minha querida Itália.”

Representando o prefeito Edinho Silva (PT), o vice-prefeito Damiano Neto (Progressistas) destacou que “ela tem muita história para nos contar nesses 96 anos. Homenagem muito justa, o título está em boas mãos”.

Segundo o presidente do Legislativo, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB), “sua dedicação e carisma nos contagia. Já nos sentimos convidados para a festa de 100 anos. Muito gratificante poder presidir essa homenagem. Ela é símbolo de quem faz muito pela nossa cidade”.

Presente na Sessão Solene, o vereador Paulo Landim (PT) foi convidado para fazer a leitura do Decreto Legislativo nº 1.000, que concede o Título de Cidadã Araraquarense a Itália, mas também se emocionou ao quebrar o protocolo para falar da homenageada da noite.

Após receber a honraria, Itália contou alguns episódios de sua vida e agradeceu a todos os presentes. “Com emoção, recebo essa homenagem e não poderia também deixar de agradecer o meu ‘delegadinho bonitinho’, Dr. Elton Negrini. Obrigado por tudo, irmãos araraquarenses!”

E não parou por aí. A homenagem foi encerrada com a entrega de flores para a “ítalo-araraquarense” por Júlia, filha de Negrini.

Também estiveram presentes o filho Jarbas, os netos Marisa, Roberto, Klaus e Giovana, o bisneto Thiago, o ex-vice-prefeito de Araraquara Valter Merlos, o ex-secretário municipal de Araraquara Gê Negão, a esposa do ex-prefeito de Araraquara Clodoaldo Medina, Dorinha Medina, a sobrinha do ex-prefeito de Araraquara Waldemar de Santi, Sonia de Santi, e o empresário Joel Aranha.

Sobre a homenageada

Itália Secondino Barbosa nasceu em janeiro de 1922, em Feroleto Antico, na Itália, filha de Vicente e Assunta.

Em 1930, a família partiu em busca de dias melhores e, após 48 dias em um navio, desembarcou no Brasil. Itália tinha apenas oito anos de idade e foi morar em Rincão.

Com o passar do tempo, a família se mudou para Araraquara e o pai foi trabalhar na ferrovia como guarda noturno. Passeando pelo Jardim Público, Itália conheceu Jarbas Barbosa, com quem se casaria tempos depois e teria dois filhos: Vanderlei e Jarbas.

Por volta de 1970, Vanderlei abriu um comércio, a Perfumaria Cristal, na Avenida Feijó com a Rua 9 de Julho. Depois, a Perfumaria Pérola, na Avenida Duque de Caxias, entre as ruas 2 e 3, onde Itália trabalhou por 17 anos, tornando-se muito conhecida pela maneira alegre e delicada de atender os clientes.

Além dos dois filhos, tem sete netos, quatro bisnetos e muitos amigos. Sempre foi uma mulher festeira, alegre, de coração grande e acolhedor. Hoje, com 96 anos, pensa em fazer uma linda festa quando completar os 100 anos.

Fotos disponíveis por 30 dias no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmuR8GE6

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *