Araraquara

Janone participa da posse do ministro Marcos Pontes, em Brasília

Janone participa da posse do ministro Marcos Pontes, em Brasília

| IDNews®|Brasil | Araraquara |  Hamilton Guimarães P. Mendes
IDN – Interior – Araraquara

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araraquara, e vice-presidente da RA 18 da Facesp, José Janone Júnior, participou nesta quarta-feira, em Brasília, da posse do astronauta Marcos Pontes como titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Janone participou do evento a convite do próprio ministro.

Os dois ficaram amigos em 2017, quando da realização da primeira edição do Prêmio Pioneirismo, Inovação e Desenvolvimento (PID), realizado pela ACIA Araraquara. Convidado especial da entidade para aquele evento, Pontes fez uma brilhante palestra, e lançou seu livro.

A cerimônia desta quarta-feira teve ainda a posse do deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) como o novo ministro das Comunicações da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O Ministério das Comunicações existia como órgão autônomo do primeiro escalão do Executivo até 2016, quando foi fundido com a área de ciência e tecnologia durante a gestão de Michel Temer. Retomado agora, vai reunir as ações na área de radiodifusão e telecomunicações bem como a comunicação institucional, incluindo a Empresa Brasil de Comunicação.

Empossados pelo presidente Jair Bolsonaro, os dois tomaram a palavra e falaram sobre seus planos e realizações. Faria destacou que entre as suas prioridades está inclusão digital da população. Ele citou avanços na tramitação digital de atos, na telemedicina, no comércio eletrônico e sobre o avanço da internet banda larga no país, que já tem potencial de alcançar 80% dos lares brasileiros.

Mas, segundo ele, a orientação do presidente Bolsonaro é que abanda larga chegue a todos os cidadãos, já que esse é um passo fundamental para a implementação da infraestrutura para a chegada da tecnologia 5G ao país. Para Faria, o momento atual do país, também exige uma postura de compreensão e abertura ao diálogo.

Janone travou conversas tanto com Faria, quanto com Pontes sobre assuntos ligados a tecnologia. “É minha área de atuação, e como presidente da ACIA, penso em criar caminhos para em breve trazermos novidades para a o empresário da região de Araraquara”, afirmou.

Pontes

Durante o evento, Pontes fez um balanço das ações de sua pasta na área das comunicações, aproveitando a oportunidade para elogiar seu antecessor, Gilberto Kassab, que também estava presente.

Entre as medidas mencionadas por Pontes, ele destacou o satélite geoestacionário. Ele foi lançado em 2017. Até 2018 havia 12 antenas conectadas, de um total de 50 mil que podem ser utilizadas.

“Quando entramos, havia processos no Tribunal de Contas da União e no Supremo Tribunal Federal que travavam o uso do satélite. Hoje temos 12.358 antenas. Isso atende em sua maioria alunos em escolas em áreas afastadas onde não tem outro jeito de chegar o sinal de Internet”, contou o ministro.

Ainda no tema de infraestrutura de acesso à internet, ele citou um mapeamento das redes de telecomunicações, que poderá servir para subsidiar novas políticas públicas de promoção do acesso aos serviços de comunicações.

Sobre a tecnologia 5G, Pontes destacou que sua pasta implantou a tecnologia, com uma consulta pública, uma portaria com as políticas públicas para o 5G e o planejamento do leilão para a exploração pelas operadoras, ainda sem data confirmada.

Para implementar o 5G, será necessário instalar muito mais antenas, devido à característica da transmissão. Foi elaborada uma minuta de decreto para regular isso. “É algo que está pronto, na mesa, para a próxima gestão”, comentou.

 

Bolsonaro

Na mesma solenidade, Bolsonaro assinou o parecer vinculante da Advocacia-Geral da União sobre integralidade e paridade da aposentadoria de policiais civis da União; o decreto sobre licenciamento de radiodifusão; e o decreto sobre adaptação do instrumento de concessão para autorização de telecom, sobre prorrogação e transferência de autorização de radiofrequência.

O presidente Bolsonaro destacou que, cada Poder da República, “com harmonia e independência”, precisa fazer valer os valores da democracia. “O nosso povo respira liberdade, temos uma Constituição pela frente, que pesa alguns de nós até não concordar com alguns artigos, mas temos um compromisso, todos nós do Judiciário, Legislativo e Executivo, de honrá-la e respeitá-la para o bem comum. E tenho certeza que, respeitando cada artigo da nossa Constituição, nós atingiremos o nosso objetivo para o bem de todos”, disse.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *