Araraquara

Juliana Damus fiscaliza unidade do CAPS

Juliana Damus fiscaliza unidade do CAPS
   A secretária Municipal da Saúde, Eliana Honain, ressaltou a relevância do tratamento preventivo realizado pelo CAPS.

 13:59 |IDNews| 2018AGO14  | 

A vereadora Juliana Damus (Progressistas) esteve, na última sexta-feira (10), na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) “Doutor Nelson Fernandes Júnior”, para vistoriar as instalações da entidade.

O prédio está localizado no bairro Vila Sedenho e presta serviços de atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Nos últimos anos, a entidade passou por dificuldades em relação falta de estrutura, tanto na equipe quanto no suporte aos pacientes, e aos poucos está se reorganizando.

A secretária Municipal da Saúde, Eliana Honain, ressaltou a relevância do tratamento preventivo realizado pelo CAPS. “É uma entidade que tem uma capacidade especial de cuidar de cidadãos com transtornos. Há diversas atividades, não só médicas, mas multidisciplinares”, afirmou.

O coordenador executivo da Secretaria Municipal de Saúde, Edison Rodrigues Filho, pontuou a questão do preconceito existente nos métodos de cuidados com pessoas debilitadas mentalmente. “A sociedade ainda tem uma ideia errada de que tudo é motivo para internação. Na verdade, deve ser a última solução. Antes, o trabalho CAPS pode ter um papel importante na recuperação”, destacou.

“O CAPS tem dezenas de oficinas e tratamentos terapêuticos de estimulação cognitiva. Temos também as assembleias, que são momentos de interação da equipe com os familiares. Isso estimula o processo de recuperação do paciente”, destacou a gerente de Saúde Mental, Gislaine de Cássia Oliveira Martins.

A psicóloga e gestora do Centro, Gláucia Regina do Amaral, apresentou todos cômodos da unidade. “Todas as salas existentes são usadas para múltiplas funções. O nosso atendimento é personalizado para cada caso”, frisou. Além disso, a profissional disse que um bazar é realizado mensalmente e que a população pode ajudar com doações de vestuários.

Juliana Damus parabenizou a equipe pelo empenho no trabalho diário com os pacientes, mesmo diante de dificuldades. “Foi ótimo conhecer o espaço e ver de perto a realidade dessas pessoas. O CAPS é um serviço importante para o município e deve ser cada vez mais estruturado”.

Setor de Comunicação Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *