Araraquara

Laudos apontam riscos em reservatórios de água do Daae 

Cobradas por Rafael de Angeli (PSDB), vistorias de 2018 indicavam necessidade imediata de intervenção, mas seguem sem reparos


Após rompimento em 2015, que matou duas pessoas, o reservatório de água do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae), localizado na Vila Xavier, foi demolido, mas voltou a preocupar os moradores da região devido à água acumulada no local. Diante disso, em janeiro, o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (PSDB), cobrou informações sobre a situação deste e dos demais reservatórios da cidade, conforme Requerimento nº 96/2022.

Os laudos técnicos solicitados pelo parlamentar foram entregues pela autarquia no dia 8 de março e estão disponíveis para consulta aqui. Além dos laudos, Angeli solicitou que o local que abrigou o reservatório passasse por limpeza e ainda questionou quando teriam sido feitas as últimas manutenções nos reservatórios do município.

Em resposta, o Daae informou que, em 2018, contratou uma empresa especializada para vistoriar todos os reservatórios de estrutura de concreto armado e argamassa de Araraquara. Ao todo, o município conta com 23 reservatórios com estrutura de concreto, 2 de argamassa e 26 metálicos, totalizando 51 reservatórios de água potável em funcionamento.

De acordo com os laudos, das 26 estruturas vistoriadas, seis apresentaram anomalias com grau de risco crítico, sendo recomendada a intervenção em curto prazo; sete apresentaram risco moderado; e as demais, risco mínimo. Segundo o Daae, uma empresa especializada foi contratada para a entrega dos projetos executivos de recuperação estrutural e impermeabilização de nove reservatórios, entregues em 2020, ao custo de R$ 11.961.247,62.

“No segundo semestre de 2020, o Daae, através da linha de financiamento do Finisa da Caixa Federal, pleiteou recursos para a execução completa de todos os nove projetos de recuperação dos reservatórios citados, no valor de R$ 13 milhões”, afirma o ofício, que cita ainda previsão de construção de mais quatro reservatórios no município.

De acordo ainda com a autarquia, em 2018, “foi efetuada a contratação de empresa especializada para realizar reparos em vazamentos existentes no Reservatório Elevado da Vila Xavier, bem como realizar a pintura impermeabilizante pela face externa do mesmo”.

A respeito especificamente do antigo reservatório na Vila Xavier, hoje desativado, o Daae informou que os restos de construção decorrentes da demolição foram retirados em 2019. Após o requerimento do vereador, a área foi aterrada no final de fevereiro, “evitando assim futuras reclamações que eram decorrentes do acúmulo de água na laje de fundo do reservatório demolido”, diz o ofício da autarquia.

Angeli acredita que a cobrança gerou bons resultados. “Ficamos satisfeitos que nossa cobrança, somada à da população, surtiu efeito sobre o problema e ele foi resolvido. Esperamos agora que o Daae também se atente aos outros reservatórios que apresentam riscos”, cobra e finaliza o parlamentar.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *