Araraquara

Lei que cria Dia do Gerontólogo é sancionada na Prefeitura

Lei que cria Dia do Gerontólogo é sancionada na Prefeitura
O primeiro curso de graduação para a formação de bacharel em Gerontologia foi criado na Universidade de São Paulo…

20DEZ2017|  7:12   -  IMPRENSA CAM - Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara

Capacitados para o desenvolvimento de um olhar abrangente sobre o processo de envelhecimento, os profissionais em Gerontologia ganharam uma homenagem na manhã desta terça-feira (19) na Prefeitura. Foi sancionada a lei de autoria do vereador José Carlos Porsani (PSDB) que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o Dia do Gerontólogo, a ser comemorado anualmente em 24 de março. A escolha da data foi feita por uma votação em assembleia para homenagear a 1ª turma de bacharéis em Gerontologia do Brasil.

O primeiro curso de graduação para a formação de bacharel em Gerontologia foi criado na Universidade de São Paulo – Campus Leste na Escola de Artes, Ciências e Humanidades em 2005 e, em 2009, chegou à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Atualmente, já existem no mercado de trabalho e na área acadêmica cerca de 600 profissionais graduados. São cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e considerados de excelente qualidade segundo os critérios do Guia do Estudante, indicados em 2017 como cursos com cinco estrelas.

“Se cada postinho da família tivesse um gerontólogo, diminuiríamos o número de internações em hospitais”, destacou Porsani.

Presente na assinatura da lei, o gerontólogo Rafael Cabau lembrou que a profissão “faz a gestão e acompanha o processo de envelhecimento, prezando não só pela saúde, mas também pelo social”.

O prefeito Edinho Silva (PT) agradeceu a presença de todos os presentes e o apoio da Câmara Municipal na aprovação do projeto.

Também estiveram presentes o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, a secretária municipal de Comunicação, Priscila da Silva Luiz, e o secretário municipal de Gestão e Finanças, Donizete Simioni.

Tribuna Popular

A importância da data foi trazida por Larissa Monteiro, credenciada pela Sociedade Amigos do Bairro de Santa Angelina (Sabsa), na Sessão Ordinária de 5 de dezembro. Em sua fala, Larissa lembrou a importância do trabalho de um gerontólogo na prevenção de problemas e doenças comuns aos idosos. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na referida Sessão.

Fotos: https://flic.kr/s/aHsm7WQoib

www.idnews.com.br

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *