Araraquara

Leis sancionadas destacam personalidades proeminentes e questão de conscientização

Leis sancionadas destacam personalidades proeminentes e questão de conscientização

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

IDN/Interior/Araraquara

“Os projetos ou chamam a atenção para temas importantes ou homenageiam pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade.” Esse foi o início da fala do prefeito Edinho Silva (PT), na segunda-feira (1), na sala de reuniões do Paço Municipal, quando da sanção de três leis aprovadas pela Câmara.

Uma delas perpetuou a obra de um homem dedicado a causas nobres e profissional exemplar, o bombeiro José Petroni que, a partir de agora, empresta seu nome a uma via pública do loteamento Residencial Monte Carlo. A lei tem como autor o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Tenente Santana (MDB).

O homenageado foi um exemplo em suas funções durante décadas, e após a aposentadoria, em 1999, foi convidado pelo então prefeito Waldemar de Santi a ocupar o cargo de coordenador de Segurança Patrimonial da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), cargo que exerceu durante 10 anos.

O bombeiro José Petroni trabalhou também para o Fundo de Assistência à Criança, com atuação marcante, sendo reconhecido como “Honorável Doador”, demonstrando compromisso com a causa do combate ao câncer infantil.

“Conheci bem Petroni e fiquei feliz em ser autor da lei que eterniza o seu nome e ao mesmo tempo homenageia todo o Corpo de Bombeiros”, disse Santana, entregando uma cópia da lei aos familiares, emocionados, presentes ao ato.

Abigail Machado Callera, outra figura marcante na história de Araraquara, dará nome a uma avenida no loteamento Parque Residencial Jatobá. A autora da lei é a vereadora Juliana Damus (Progressistas).

O chefe do Executivo fez questão de salientar que essa é uma homenagem merecida e até tardia, pelo muito que Abigail fez pelo social. Ela começou a sua missão como voluntária no Lar Juvenil “Domingos Sávio” e na Casa Betânia, porém, sua grande obra foi uma das entidades assistenciais mais respeitadas da cidade.

Abigail Machado Callera foi a fundadora do Lar Nosso Ninho “Terezinha Maria Auxiliadora”, que, em uma época difícil, abrigava crianças com diversas dificuldades, desde auditivas, motoras, mentais e físicas até crianças com múltiplas deficiências. Na entidade, lutou feito leoa para conseguir manter o atendimento. “Abigail foi uma mulher à frente do seu tempo e deixou um grande legado. A cidade deve muito a essa sonhadora, que sempre pensou em fazer o bem”, frisou Juliana.

Dia Municipal da Água

A terceira e último lei sancionada institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal da Água”, a ser comemorado anualmente no dia 22 de março, de autoria do vereador Jéfeson Yashuda (PSDB).

Para o autor do projeto, essa data serve como estímulo de conscientização da importância de preservação da água, um produto finito e imprescindível para a vida no planeta. “Em visita ao Departamento de Águas e Energia Elétrica, o Daee, aqui em Araraquara, tive contato com os vários tipos de solos, pois no local existe um verdadeiro museu arqueológico, e aprendi muito sobre o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce do planeta”, disse, ressaltando que a intenção é alertar o público a assumir uma posição de responsabilidade socioambiental e de preservação do precioso líquido.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *