Araraquara

Lobbe Neto recebe universitários de São Carlos e Araraquara no Estágio-Visita

Lobbe Neto recebe universitários de São Carlos e Araraquara no Estágio-Visita
Entre os dias 13 e 17 de agosto, a Câmara dos Deputados recebe universitários participantes do Programa Estágio-Visita.

8: |ID News|2018AGO08| 

O deputado federal Lobbe Neto (PSDB-SP) explica que o programa busca proporcionar aos universitários de todo o Brasil, uma maior compreensão sobre o funcionamento da Casa e sobre a atuação dos parlamentares. “Desde 2003, a Câmara dos Deputados oferece o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, instituído pelo Ato da Mesa nº 51/2004, possibilitando que os universitários tenham acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Casa e à forma de atuação de seus representantes, além de incentivar a participação democrática e o exercício da cidadania”, explica o deputado.

A pós-graduanda em Sociologia na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), Isabela Calijuri Hamra, da cidade de São Carlos, conta que ficou sabendo do programa através do deputado Lobbe Neto, que a indicou para participar dessa edição. “Quando cheguei aqui, minha expectativa foi muito superada. Não esperava aprender e conhecer tanto, conviver com pessoas tão legais e diferentes, de outros lugares do país. Uma experiência incrível”, contou. “Tenho muito que agradecer ao deputado Lobbe, por me falar do programa e também pela oportunidade de estar aqui. Está sendo muito bacana e muito interessante poder ver tudo de perto”, completou.

Nathan Lorenzetti, da cidade de Araraquara, graduando em Direito na PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), também indicado pelo deputado Lobbe para participar do programa, falou sobre a experiência e atenção recebida. “Melhor impossível. Lobbe e sua assessoria nos deu toda a assistência necessária, inclusive, levou a gente para conhecer o Plenário [da Câmara dos Deputados] e podemos conhecer o espaço dos próprios deputados, conversou muito conosco, nos explicou as coisas, enfim, sem dúvida foi uma experiência magnífica”, relatou. O programa é chancelado pela Segunda-Secretaria e conduzido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), com duração total de cinco dias. Os jovens participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações que possibilitam o desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo.

A programação é focada no protagonismo do estudante, sendo incentivados a sua curiosidade e o seu interesse por buscar novos conhecimentos, e inclui aulas dialogadas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e sobre o processo legislativo; jornadas de aprendizagem em diversas áreas da Câmara com troca de experiências pelo grupo; visitas aos gabinetes, a comissões e ao Plenário; simulação do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertarão o estudante para um novo olhar sobre o Legislativo e também sobre sua participação como cidadão.

Foto: Alexssandro Loyola

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *