Araraquara

Locomotivas desativadas podem virar atração turística

Locomotivas desativadas podem virar atração turística

7:08 |IDNews/Câmara Municipal de Araraquara | 2018OUT13 | 

O vereador Elias Chediek (MDB) esteve em reunião, na quinta-feira (11), com o representante da Rumo Logística, Rodrigo de Stefani, o sócio proprietário do Posto Bambina, Vicente Pacchiarotti, e o programador Daniel de Angelis, para discutir iniciativa que visa à reutilização de locomotivas de trem e ao fomento do turismo.

A ideia, apresentada por Pacchiarotti, consiste em transformar uma locomotiva desativada em atrativo cultural, ao lado de outros veículos em exposição no parque temático da empresa, aberto para visitação pública gratuita, 24 horas por dia,  de segunda a domingo. Com isso, o turismo seria incentivado ainda mais na cidade.

Nesse sentido, Elias Chediek também apresentou pedido ao representante da Rumo de dois vagões para estacioná-los na estação ferroviária de Bueno de Andrada. Um desses vagões foi requerido pelo presidente da Associação de Bueno de Andrada para a Cultura e o Turismo Rural (Abatur), Teodoro Bratfisch, na intenção de torná-lo também atrativo cultural. O outro, pedido pelo próprio vereador, também tem finalidade turística, mas os detalhes ainda serão articulados junto com a Prefeitura, após identificação dos vagões pela Rumo.

Para que ambos os projetos se concretizem, Stefani solicitou que o sócio proprietário coloque a ideia no papel, especificando todos os detalhes. “Não temos condições de realizar a logística de transporte dos vagões. Porém, a possibilidade de conseguirmos atender aos pedidos para ceder as locomotivas está a nosso alcance”, disse.

Chediek agradeceu a presença de todos e destacou a importância de revitalizar os veículos desativados. “Estou aqui para contribuir e intermediar na apresentação de projetos que visam preservar a memória ferroviária. Faço isso para que as futuras gerações possam desfrutar desses espaços, sejam eles públicos ou privados, mas de livre acesso. Agradeço a atenção da Rumo e aguardo a conclusão da parceria”, pontuou.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *