Ícone do site IDNews

Lula quer impedir uso de imagens de condução coercitiva em filme

Lula quer impedir uso de imagens de condução coercitiva em filme
Imprensa divulgou que ‘Polícia Federal – a lei é para todos’ terá cenas da condução coercitiva e do depoimento do ex-presidente

24MAR2017| 16:16 – New Group Cine & TV

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entraram com uma ação nesta quinta-feira (23) para impedir os produtores do filmes “Polícia Federal – a lei é para todos”, sobre a Operação Lava-Jato, de utilizarem imagens feitas no dia em que a Polícia Federal (PF) realizou uma condução coercitiva na casa do petista, em março de 2016. De acordo com O Globo, a gravação de cerca de duas horas feita pela PF faria parte da obra.

O New Group Cine & TV LTDA, responsável pela produção, também divulgaria a gravação do depoimento de Lula, segundo a defesa. Em petição ao juiz federal Sérgio Moro, eles pedem que a produtora não seja autorizada a usar as imagens reais.

Para os advogados Roberto Teixeira e Cristiano Zanin, as imagens gravadas não podem subsidiar a produção de um “objeto completamente estranho à investigação” e eles pedem ainda que o conteúdo seja mantido em sigilo absoluto, além da divulgação dos policiais que tiveram acesso ao material.

Eles argumentam que a gravação dentro da casa de Lula fere os preceitos éticos, morais e institucionais do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo (Decreto nº 1.171/94).

“Uma operação de proporções gigantescas e que envolve centenas de ‘personagens’, terá como cena principal a reconstituição da condução coercitiva do peticionário (Lula), sobre o qual não pesa condenação judicial em nenhuma instância, em claro juízo de seletividade que visa macular sua imagem perante a sociedade”, alega a defesa.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile