Ícone do site IDNews

Mais de 68 mil deixam Ghouta Oriental desde abertura de corredores

Mais de 68 mil deixam Ghouta Oriental desde abertura de corredores
Apesar da recente resolução da ONU, apelando a todas as partes do conflito para aderirem à pausa humanitária, os combates não terminaram

18MAR2018|  7:22 - Síria  

A região de Ghouta Oriental tem dois corredores humanitários funcionando para garantir a saída de civis e militantes. Mais de 68.000 pessoas saíram desta região síria desde a abertura de corredores humanitários, informou o Centro para a Reconciliação russo.

De acordo com o porta-voz do Centro para a Reconciliação na Síria russo, major-general Vladimir Zolotukhin, até ao momento mais de 20.000 pessoas já abandonaram Ghouta Oriental através do corredor humanitário na cidade de Hamuriya. A retirada dos civis continua.

Ghouta Oriental foi ocupada pelos militantes em 2012. De acordo com estatísticas do exército sírio, na área estão entre 10 e 12 mil militantes. Apesar da recente resolução da ONU, apelando a todas as partes do conflito para aderirem à pausa humanitária, os combates não terminaram, segundo o Centro Russo de Reconciliação na Síria.

No fim de fevereiro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a resolução 2401, que exige que todas as partes parem os confrontos e garantam uma pausa humanitária ao longo de 30 dias por toda a Síria, para realização de operações humanitárias.

A Rússia anunciou, por ordem do presidente russo Vladimir Putin, uma pausa humanitária diária de cinco horas a partir de 27 de fevereiro em Ghouta Oriental e a criação de um corredor humanitário para que os civis possam abandonar a zona. Com informações do Sputnik.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile