Araraquara

Manifestantes se reúnem para novos protestos em Paris neste sábado

Manifestantes se reúnem para novos protestos em Paris neste sábado

| IDNews | Lusa | Via Notícias ao Minuto  | 

As autoridades policiais dizem ter informação de que grupos radicais rebeldes vão se infiltrar nas manifestações de hoje, armados e perigosos

Os “coletes amarelos” voltam a sair às ruas em Paris, nesta sábado (8), em uma ação que levou as autoridades francesas a adotarem múltiplas medidas preventivas, como o reforço policial nas vias, que envolve o desdobramento de mais de 90 mil agentes. Uma delegação de representantes, incluindo Benjamin Cauchy e Jacline Mouraud, se reuniu, nessa sexta-feira (7), com o primeiro-ministro Édouard Philippe, para tentar encontrar soluções para um impasse negocial que se arrasta há quatro semanas.

A delegação de representantes do movimento “coletes amarelos” tinha feito ao longo da semana vários apelos para que uma quarta manifestação não ocorresse hoje em Paris, para evitar novos distúrbios e confrontos com a polícia.

Por volta das 9h deste sábado (7h no horário de Brasília), ainda antes da manifestação, as autoridades policiais registavam já mais de 300 interpelações, na sua maioria devido à posse de materiais perigosos e objetos de arremesso.

Mais de 90 mil agentes policiais foram mobilizados para o quarto sábado consecutivo de protestos dos “coletes amarelos” e veículos blindados que não eram usados desde os tumultos de 2005 voltam à cena dos conflitos.

As autoridades policiais dizem ter informação de que grupos radicais rebeldes vão se infiltrar nas manifestações de hoje, armados e perigosos. Por isso, ao longo da semana, foram distribuídos folhetos aconselhando os comerciantes a não abrir as portas e os funcionários a não se aproximarem da zona onde a manifestação se vai realizar.

Uma dezena de museus, incluindo o Louvre, e pontos turísticos como a torre Eiffel estarão encerrados, tal como vários grandes armazéns e muitas das lojas do luxuoso bairro à volta da Avenida Champs-Élysée.

O anúncio de suspensão de aumentos de impostos sobre combustíveis, anunciado esta semana pelo governo, parece não ter produzido efeito. “De acordo com as informações que possuímos, radicais e rebeldes vão mobilizar-se amanhã”, disse, na sexta-feira, o ministro do Interior, Christophe Castaner, reconhecendo que o movimento de contestação é hoje muito diferente daquele que há quatro semanas iniciou os protestos.

Ao longo da semana, grupos de estudantes no sul de Paris, em cidades como Nice e Marselha, manifestaram-se contra as reformas no ensino e também essas marchas resultaram em violentos confrontos com a polícia, provocando feridos e detenções.

Para hoje, na manifestação de Paris, são igualmente esperados muitos estudantes universitários que se mobilizaram depois de reuniões ao longo da semana para discutir os argumentos do movimento “coletes amarelos”.

Desde que se iniciou, em 17 de novembro, a agitação contra o governo já provocou quatro mortes, centenas de feridos e dezenas de detenções. Com informações da Lusa.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *