Politica

Márcia elogia escolha de Valentini para reitor da Unesp

Márcia elogia escolha de Valentini para reitor da Unesp
Deputada ressalta proposta de trabalho de Sandro Valentini e Sérgio Nobre, nomeados reitor e vice-reitor da Unesp para um mandato de quatro anos

30NOV2016| 15:08
Assessoria Comunicação Deputada Marcia Lia

A deputada estadual Márcia Lia elogiou a escolha da reitoria da Unesp, pelo governador Geraldo Alckmin, que nomeou Sandro Valentini, reitor, e Sérgio Nobre, vice-reitor, em decisão publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (29). A chapa ‘Unesp inovadora, sustentável e participativa: renovação com planejamento’ foi a preferida da comunidade escolar, com 57% dos votos válidos, em votação recente. Sandro Valentini coordena o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia de Ciências Biológicas, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do câmpus Araraquara, e Sérgio Nobre é diretor no instituto de Geociências e Ciências Exatas, do campus de Rio Claro.

“Foi, sem dúvida, uma escolha acertada. A Unesp tem muitos problemas que não podem ser ignorados. Certamente os novos reitor e vice-reitor têm experiência, conhecem a universidade e propuseram renovação com planejamento, inovação, participação e sustentabilidade. Essas são premissas fundamentais para gestores modernos”, afirmou a deputada, que em agosto último esteve na reitoria da universidade, em São Paulo, para uma reunião com o reitor Júlio Cezar Durigan e um grupo de funcionários, à época em greve. Márcia Lia é membro efetivo da Comissão de Educação e coordena a subcomissão para a Educação no Campo, da Assembleia Legislativa paulista.

Sérgio Valentini

O futuro reitor Sandro Valentini ingressou na Unesp em 1987, como Auxiliar de Ensino. É formado em Farmácia-Bioquímica pela universidade. Entre vários títulos, trabalhos e artigos acadêmicos, Valentini coordenou 27 projetos de pesquisa com financiamento de agências de fomento, com destaque para um Jovem Pesquisador e dois Temáticos, financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Participou como pesquisador responsável de dois projetos no programa Genoma, da Fapesp. Participou de uma das reformas curriculares do curso de Farmácia-Bioquímica e da concepção e da viabilização do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, o mais recente do câmpus de Araraquara.

Atuou como presidente da Comissão de Custeio e como vice-presidente e presidente do Fórum de Diretores da Unesp. Participou da reorganização de seções na estrutura administrativa da universidade. Foi também membro da Comissão de Avaliação da Capes, na área de Farmácia. Coordena o programa de pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia e atua como membro da Câmara Central de Pós-Graduação (CCPG) e do Conselho Universitário da instituição.

Sérgio Nobre

O futuro vice-reitor Sérgio Nobre é formado em Matemática, pela Unicamp. Foi aprendiz de Mecânica-Geral no Senai e Ferramenteiro Matrizeiro na Robert Bosch do Brasil. Trabalhou como instrutor de Mecânica-Geral e professor de Desenho Técnico Industrial na Escola Senai e professor de matemática na rede de ensino particular de Campinas, entre outros. Ingressou na Unesp como Auxiliar de Ensino em 1986. Tem ampla titulação na área e é membro efetivo da Academia Internacional de História da Ciência (Paris – França) e editor da Revista Brasileira de História da Matemática. É membro do Comitê Executivo da Comissão Internacional de História da Matemática.

Também, é diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), câmpus de Rio Claro. Membro do Comitê Executivo da Comissão Internacional de História da Matemática. Foi vice-diretor do IGCE, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do IGCE, membro da Comissão de Avaliação da Capes, na área de Educação, secretário-Geral e presidente da Sociedade Brasileira de História da Matemática, presidente da Comissão de Custeio da Unesp e presidente dos Fóruns de vice-diretores e de diretores da Unesp. (Com informações da Unesp)

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *