Politica

Márcia Lia quer levar projeto “Formigueiro” para interior do estado

Márcia Lia quer levar projeto “Formigueiro” para interior do estado
Projeto contém material para reflexões e debates sobre temas importantes da vida nacional

15NOV2016| 9:35
 Assessoria de Imprensa Deputada Marcia Lia

A deputada estadual Márcia Lia quer expandir o projeto de formação popular “Formigueiro” para o interior de São Paulo. Ainda piloto no estado, o projeto, organizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores) em parceria com diversos movimentos sociais, visa retomar o modelo já utilizado nas décadas de 80 e 90 de formação política e para a cidadania.

Na tarde desta quinta-feira, dia 10, a parlamentar esteve com a secretária Nacional de Formação, Conceição Oliveira, para conhecer melhor a proposta do Formigueiro e se colocar à disposição para levar as discussões para regiões como Araraquara, Ribeirão Preto, Marília, Bauru e Presidente Prudente. “Temos percorrido várias cidades do interior e dialogado muito com lideranças políticas, comunitárias e sindicais. O que temos sentido é que as pessoas estão querendo contribuir com as reflexões e debates. Penso que o projeto vai ao encontro dos anseios da população”, destacou Márcia Lia.

A secretária de Formação da CUT apresentou a deputada o kit de formação popular que contém um itinerário formativo (o caderno do formador) e um caderno formativo (do educando), além de um pen drive com materiais de divulgação e vídeos das canções que fazem parte do Formigueiro. A ideia, ao unificar tantas mãos, é construir uma proposta atemporal e que possa ser utilizada em espaços como associações de bairro, igrejas e escolas.

“Foi um imenso prazer conhecer o projeto. Fiquei impressionada com o material gráfico que, além de ser muito bonito e didático, apresenta um conteúdo riquíssimo sobre nossa história e os direitos cidadãos”, pontuou a deputada.

O programa Formigueiro é organizado em ciclos e propõe quatro encontros em cada estação do ano. Na Primavera, época de florescer ideias, os debates tratarão do direito à educação, à saúde, ao transporte público e à moradia. A proposta ainda estimula a realização de atividades culturais durante os “encontros pedagógicos”.

O projeto conta com a parceria da Marcha Mundial de Mulheres (MMM), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Mídia Ninja, o Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) e a União Nacional dos Estudantes (UNE), Rede Unida e Mobilis.

Plenárias regionais

A deputada propôs aliar o Formigueiro com a proposta da Subcomissão presidida por ela na Assembleia Legislativa de percorrer todas as regiões do estado, em audiências públicas, para debater a atualização do Programa Estadual de Direitos Humanos. No dia 13 de fevereiro, movimentos sociais, ONGs, associações, militantes e ativistas vão se reunir num grande Seminário para estabelecer cronogramas e metodologia das audiências. A ideia é discutir direitos humanos em cada uma das 20 regiões administrativas.

“Parabéns à CUT São Paulo pela retomada desse importante instrumento reflexão e formação. Um trabalho, de fato de formiguinhas. Nossa ideia é aliar o projeto à nossa proposta de plenárias regionais pelo estado para debate e atualização Programa Estadual de direitos Humanos. Serão momentos fundamentais para que possamos discutir o momento que estamos vivendo, de grande retrocesso em direitos fundamentais conquistados, e de que forma podemos intervir”, disse.

idnews-usa_portal

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *