Politica

Michel Temer faz primeira reunião ministerial nesta sexta-feira

Michel Temer faz primeira reunião ministerial nesta sexta-feira, o encontro deve ocorrer por volta das 9h de hoje
8:45| 13/05/2016
1ª  Reunião

A primeira reunião ministerial do presidente interino Michel Temer ocorrerá nesta sexta-feira (13), no Palácio do Planalto, a partir das 9h. Segundo o Extra, serão ouvidas sugestões e se tentará esboçar, por áreas, as primeiras medidas.

Serão entregues aos ministros os estudos realizados por sua equipe desde o início do ano. Há levantamentos relacionados aos programas Bolsa Família, Prouni, Fies e Pronatec.

Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil, avalia quem em 180 dias haverá uma recuperação da economia por conta da expectativa positiva em relação ao novo governo. “Temos que corrigir os gastos públicos, gerar empregos e fazer uma reforma da Previdência, se não, daqui a alguns dias, os aposentados não receberão mais”, disse o ministro.

De acordo com Padilha, o governo Temer tem como objetivo “rever o Brasil por dentro”, na busca por recuperação de confiança no país, em seu potencial econômico e nas instituições.

Fundidas, Educação e Cultura, será liderada por Mendonça Filho, que afirmou que nenhum dos programas em curso pelas pastas serão descontinuados. Ele descartou que, juntos, os ministérios percam força.

“Você pode ter dois ministérios com pouca força ou unir duas áreas fundamentais, como Cultura e Educação, cada vez mais fortalecidas. É esse nosso objetivo”, disse o ministro. Segundo Mendonça, o país não sairá da crise se não houver uma mobilização com consensos em suas áreas.

Maurício Quintella Lessa, responsável pelos Transportes, afirmou que o presidente interino já pediu a ele a elaboração de um programa emergencial para recuperação da malha viária no Brasil.

“A necessidade de recuperação é imensa, vamos analisar a capacidade financeira. A ordem é privatizar tudo que for possível”, afirmou Quintella.

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou que fará uma profunda análise dos principais programas de habitação e saneamento e um diagnóstico para identificar seus padrões de eficiência.

“Minha preocupação é cuidar das atividades meio: proteção, fiscalização e operacionalização do ministério. Qualquer amarra que distancie a participação da iniciativa privada será combatida. E denúncias de fraudes serão checadas e devidamente tratadas”, disse o ministro.

O atual ministro do Esporte, Leonardo Picciani garantiu que não haverá problemas nas Olimpíadas do Rio, com a mudança de governo a menos de 100 dias da competição. “Ao contrário, os Jogos serão um sucesso absoluto, e certamente engrandecerão a imagem do Brasil perante a comunidade internacional e também deixarão um legado em benefício da população” afirmou Picciani.

O novo líder do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou que avaliará o Bolsa Família. Para o ministro, beneficiários que não precisam mais do programa podem sair para obter outras formas de renda.

“O Bolsa Família não pode ser uma proposta de vida”, declarou Terra.

Segundo ele, Dilma mentiu sobre a redução de pobreza: “Vamos avaliar o programa, aumentar sua eficiência e responder a uma pergunta: por que um país que a presidente diz que tem menos de 10% de pobres, tem 50 milhões de pessoas precisando do Bolsa Família? Temos de explicar por que tem tanta gente. Eu acho que ela mentiu”, concluiu o ministro.

Noticias

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *