AraraquaraSLIDER

Mostra do acervo de esculturas do ‘Arteiro do Mato’ inaugura segunda-feira

Mostra do acervo de esculturas do ‘Arteiro do Mato’ inaugura segunda-feira
Exposição com instalação conceitual e finalidade pedagógica mostra esculturas ecológicas com troncos e galhos no Museu Voluntários da Pátria em Araraquara 

8:43 |Théo Bratfisch |2018ABR07

A exposição da mostra de esculturas ecológicas confeccionadas com resíduos florestais pelo ‘arteiro do mato’ Lodier Lourenço Perussi acontece no Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, de 9 a 30 de abril, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h e aos sábados das 9h30 às 12h. O cerimonial de abertura será na segunda-feira às 10 horas com presença de convidados e autoridades.

Essa primeira exposição em 2018, será no piso térreo no salão  ‘Mestre Dito’ e apresentará uma mostra com cerca de trinta esculturas ecológicas em tamanhos pequenos e médios que representam a simplicidade do campo, através das formas da natureza, animais diversos como as aves, lagartos, cobras, mamíferos, dinossauros e personagens fantasiosos de entes alados e imaginários, entre outras, flores, arcanjos e imagens sacras serão expostas. O artista utiliza resíduos florestais como matéria-prima para as suas criações e as ferramentas para confeccionar artesanalmente suas peças únicas, se resumem a um facão, um machado, uma grosa e uma furadeira.

Com uma instalação conceitual e finalidades cultural e pedagógica para se ‘reduzir, reutilizar e reciclar’ os resíduos ambientais, sólidos, líquidos e gasosos, as esculturas ecológicas serão expostas sobre suportes descartáveis inservíveis como lixo acumulado com latas e pneus, embalagens de isopor, eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos coletados pelo sistema de coleta seletiva urbana da Cooperativa Acácia. “As peças serão dispostas sob uma jovem árvore natural com galhos sem as folhas queimadas em incêndio florestal rural e a áurea verde da copa da árvore morta será representada por projeção de luz verde, a cor da esperança”, revela, o publicitário Théo Bratfisch, quem assina a produção dessa mostra que tem por objetivo promover a conscientização da sociedade para a sustentabilidade com criatividade.

O artista rural com estilo Naife é agricultor familiar com talento natural sem formação acadêmica. Lodier Perussi nasceu em 1944 e carinhosamente apelidado na infância como ‘Iêié’, vive no sítio com sua família em área rural situada em Ribeirão Bonito próximo da divisa com Araraquara. Ele não se considera um artista, se diz um arteiro do mato. A professora Eliane Aparecida Perussi se dedica a divulgar o trabalho artístico do pai que nunca foi comercializado. Suas esculturas são presenteadas aos familiares, amigos e conhecidos e mantém o acervo com cerca de 500 peças de diversos tamanhos em sua coleção pessoal no seu sítio, onde os personagens ‘Lampião e Maria Bonita‘ dão as boas vindas aos que chegam, enquanto observados pelo enorme e pesado dinossauro de madeira-de-lei que fica em vigília na porteira.

Em Araraquara, o artista rural já expôs na Casa da Cultura em 1997, em Bueno de Andrada no ano de 2013 e na Câmara Municipal em 2014, no metrô Estação República de São Paulo em 2008 e no Museu da Ciência e Tecnologia de São Carlos em 2013. A parceria compartilhada com a Cooperativa Acácia de Coleta Seletiva e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, promove gratuitamente ao público a exposição da mostra ‘O Arteiro do Mato’ com iniciativa da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural.

A exposição inclui exibição do filme em desenho animado ‘Um plano para salvar o planeta’ com a Turma da Mônica no mesmo local. O agendamento de visitas escolares e grupos devem ser feitas através do telefone (16) 3322-4887.

  Serviço:

  Exposição ‘O Arteiro do Mato’

  De 09 a 30 de abril de 2018

  Das 9h às 17 h (segunda-feira à sexta-feira) e das 9h30 às 12h (sábados)

  Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria

  Praça Pedro de Toledo, s/n

  Araraquara-SP

  Entrada gratuita

  Agenda de visita escolar e grupos (16) 3322-4887

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *