Araraquara

Mutirão de cirurgias de catarata é conquistada por emenda parlamentar

Vereador Edson Hel conseguiu recursos juntos ao Deputado Federal Arnaldo Jardim, que foram destinados para a realização de cirurgias eletivas de catarata por meio de serviço pelo SUS


Na próxima segunda-feira, dia 29, um serviço público de oftalmologia de Araraquara deve iniciar um mutirão de cirurgias de catarata, que esperam numa fila pelo procedimento eletivo, aguardando a oportunidade de cuidado com sua visão, por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Estas cirurgias foram viabilizadas por uma emenda parlamentar, no valor de 300 mil reais, articulada pelo vereador Edson Hel (Cidadania), junto ao Deputado Federal Arnaldo Jardim (Cidadania).

Os detalhes para a realização deste mutirão foi pactuado em reunião ocorrida na sede da Secretaria Municipal da Saúde, com a secretária Eliana Honain, o vereador Edson Hel e os representantes da entidade, Dr. José Augusto Cardillo, Francisco de Assis Bergamim e Cláudia Trevisolli, na sexta-feira, dia 19. Ao menos 175 cirurgias de catarata serão realizadas nos próximos dias.

Procedimento esperado 

O serviço de oftalmologia do Centro de Referência em Saúde, Ensino e Pesquisa – Cresep Hospital de Olhos Araraquara, atende a pacientes das 24 cidades da Diretoria Regional da Saúde-DRS III, porém, como a emenda foi direcionada para o município de Araraquara, somente pacientes residentes do município, que já foram atendidos pelo serviço e aguardam o momento do procedimento. Para o médico oftalmologista, Dr Cardillo, a vinda deste recurso financeiro vai ajudar na qualidade de vida destes pacientes. “O recurso veio num momento importante, já que a rotina de atendimentos do Cresep resulta na necessidade de procedimentos, cirurgias, que acabam entrando em uma fila de espera. Com esta emenda conseguida pelo vereador Edson Hel conseguiremos zerar a fila em nosso serviço e realizar mais alguns procedimentos em outras necessidades”, apontou o médico e fundador do serviço.

Para o vereador Edson Hel, destinar esta e outras emendas parlamentares contribui com a prestação dos serviços de algumas entidades da cidade. “Fico feliz com o resultado que este recurso vai proporcionar à população de Araraquara. Tratar dos problemas da visão é devolver qualidade de vida à essas pessoas que precisam do procedimento de cirurgia de catarata. Eu e o deputado Arnaldo Jardim estamos dialogando para a conquista de outras emendas, para a realização de mais alguns procedimentos na saúde”, manifestou o vereador.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *