JustiçaSTF

Novo presidente do STF só deve pautar prisão em 2ª instância em 2019

Novo presidente do STF só deve pautar prisão em 2ª instância em 2019
     Ministro Dias Toffoli assume lugar de Cármen Lúcia no dia 13 de setembro

8:39 |IDNews/Notícias ao Minuto | 2018SET03  |

ministro Dias Toffoli assume o Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 13, pelos próximos dois anos, no lugar de Cármen Lúcia, e tem dito a auxiliares que não pautará o julgamento sobre a prisão em segunda instância até o fim do ano.

De acordo com o ministro, é provável com o tema só volte a ser discutido em março de 2019, quase um ano depois de o Supremo ter negado habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

À época, a defesa pedia que o petista permanecesse em liberdade até que o caso fosse transitado em julgado, apesar da condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Em abril último, a maioria dos ministros decidiu não conceder o recurso.

Lula está preso desde então, na sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), onde cumpre pena de 12 anos e um mês, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

Toffoli tem 50 anos e foi nomeado para o STF em 2009, pelo então presidente Lula. Antes de chegar ao Supremo, foi advogado-geral da União e advogado de campanhas eleitorais do PT.

Conforme destaca o blog da jornalista Andreia Sadi, no portal G1, o ministro já começou a montar a sua equipe e tem escalado “um time de craques”, segundo um interlocutor. Como presidente do STF, Toffoli também comandará o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Desde o início de sua gestão, ainda conforme fontes ligadas a ele, deve pregar harmonia entre os poderes e o resgate do país.

FOTO: Dias Toffoli/STF

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *