Araraquara

Novo projeto de reforma da Previdência reduz valor da aposentadoria

Novo projeto de reforma da Previdência reduz valor da aposentadoria
Pelas regras atuais, salários mais baixos são descartados na hora do cálculo, o que eleva o salário médio e, portanto, o valor do benefício

08DEZ2016| 11:09
Previdência

Uma nova proposta do governo poderá reduzir o valor final da aposentadoria. Caso o projeto de reforma da Previdência seja aprovado, o INSS passará a considerar todos os salários do trabalhador para calcular uma renda média ao longo da vida profissional e chegar ao valor do benefício mensal a ser pago.

De acordo com a Folha de S. Paulo, pelas regras atuais, salários mais baixos, correspondentes a 20% do período em que o trabalhador contribuiu com a Previdência, são descartados na hora do cálculo, o que eleva o salário médio e, portanto, o valor do benefício. Além da idade mínima de 65 anos, o governo quer exigir 25 anos de contribuição ao INSS.

Se cumpridas essas exigências, o valor da aposentadoria será equivalente a no mínimo 76% da média salarial, mais 1% por ano adicional de contribuição com o INSS. Para receber o valor integral, no entanto, seria preciso ficar na ativa por 49 anos. O teto para os benefícios pagos pelo INSS hoje é de R$ 5.189.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *