Gastronomia & Saúde

O que você come quando pede peixe branco no restaurante japonês

O que você come quando pede peixe branco no restaurante japonês
O conhecimento sobre o que comemos devia ser obrigatório nos restaurantes, mas isso não é unanimidade

11MAR2018|  9:49 - Surpresa  - Foto:  

Ao chegar a um restaurante japonês, sabemos que estamos comento salmão, atum, mas ao chegar no peixe branco, há sempre uma dúvida que paira no ar. Tilápia e robalo são dois dos peixes mais usados para preparar sashimi e ceviche nos restaurantes brasileiros, mas essa não é uma equação exata.

Como explicou Antônio Amaral, dono da empresa de pesca Iguarias do Mar, o conhecimento sobre o que comemos devia ser obrigatório nos restaurantes, mas isso não é  unanimidade.

“Devia ser obrigação da casa explicar sempre ao cliente o peixe que está sendo usado”, aponta Amaral. A empresa dele é responsável pelo abastecimento de casas como Mare (no Eataly) e Maní, em São Paulo, e Oteque, no Rio de Janeiro.

O que, na prática, significa que se você se apaixonou pelo pargo experimentado um dia, pode não curtir muito o linguado servido em outro — apesar de achar que estava comendo a mesma coisa, explicou o site ‘UOL’.

Tilápia e robalo são dois dos peixes mais usados para preparar sashimi e ceviche nos restaurantes. “A tilápia tem textura bem macia, carne ligeiramente opaca e, como a que encontramos hoje vem de cativeiro, sabor suave”, explica Alexandre Saber, proprietário do Sassá Sushi, em São Paulo.

Já o robalo tem carne mais brilhante, maior densidade de fibras — o que o torna mais “carnudo” –, e sabor que se assemelha muito ao da tilápia, especialmente quando servido no sushi, sashimi ou ceviche. “É um peixe saboroso, mas suave”, diz Maeda.

Contudo, a variedade servida nos restaurantes brasileiros é ainda maior. Entre os peixes servidos estão também dourado, pintado, beijupirá, carapau, pirarucu, olho-de-boi e prego. “O mais importante é garantir o frescor e a qualidade do peixe”, afirma Saber.

Diferentes sabores

Para começar a entender os diferentes sabores e particularidade de cada peixe branco cru é preciso muita degustação, mas algumas dicas já podem ajudá-lo a diferenciá-los:

– Escolha restaurantes ou peixarias de confiança para ter certeza de que sempre terá peixes de qualidade

– Não deixe de perguntar a variedade do peixe branco disponível a cada visita a seu restaurante preferido

– Pesquise e respeite as sazonalidades da pesca. Isso ajuda a saber quão fresco o peixe pode estar

– Comece com peixes mais suaves, como robalo e tilápia

– Se possível, compare diferentes espécies em um mesmo momento

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *