Brasil

Obtenção de nanoparticulas de índio metálico é tema de novo artigo de pesquisadores do CDMF

Obtenção de nanoparticulas de índio metálico é tema de novo artigo de pesquisadores do CDMF

16:53 |IDNews/José Angelo Santilli | 2018SET13  | 

Pesquisadores do Centro de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), acaba de publicar um artigo relatando o estudo comparado da obtenção de nanopartículas de índio metálico sobre a superfície do fosfeto de índio (InP) por 2 métodos de síntese limpos e inovativos: a irradiação por feixe de elétrons em um microscópio de transmissão eletrônica (MET) e a irradiação em um equipamento de laser de femtosegundo.

Uma combinação de métodos experimentais e teóricos foi empregada na pesquisa, resultante da parceria entre o CDMF e a Universidade Jaume I, na Espanha. Os autores do trabalho são Marcelo Assis, Nadia G. Macedo, Thales R. Machado, Mateus M. Ferrer, Amanda F. Gouveia, Eloisa Cordoncillo, Rafael Torres-Mendieta, Hector Beltrán-Mir, Gladyz Mingues-Vega,  Edson R. Leite, Júlio R. Sambrano, Juan Andrés e Elson Longo.

O trabalho foi publicado na seção de comunicações do periódico Particle & Particle Systhems  Characterization e pode ser acessado AQUI ou ainda baixado em versão PDF AQUI

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *