‘Oportunidades Afro’ pode contribuir para maior empregabilidade do povo negro 

Vereador João Clemente (PSDB) propôs iniciativa ao Executivo


A fim de mitigar desigualdades históricas, o vereador João Clemente (PSDB) enviou a Indicação nº 2761/2022 ao Executivo, solicitando a realização de estudos para criação do “Oportunidades Afro – engendrando um canal de recebimento e encaminhamento de currículos de Profissionais Negras e Negros, por meio de acordos de vontades, parcerias, convênios”.

“Como é de conhecimento, as profissionais negras e os profissionais negros carecem de percorrer um caminho mais longo e, por vezes, dificultoso para conseguirem uma oportunidade no mercado de trabalho. Em muitos casos, possuem melhores currículos e formações, mas a invisibilidade social perpetrada pelo racismo estrutural cria obstáculos abissais. Por outro lado, há empresas que ampliam as formas e os programas para contratação de profissionais negras e negros. Assim, o Poder Público Municipal poderia criar um canal próprio para recebimento e encaminhamento de currículos desses profissionais, para reduzir a disparidade de oportunidades”, justificou Clemente.

O parlamentar também sugeriu a criação de segmentos específicos para o recebimento dos currículos, como “Executivas Negras e Executivos Negros; Gestoras Negras e Gestores Negros, Líderes Negras e Líderes Negros, e assim por diante, tendo em vista as milhares de oportunidades do Mercado”. Além disso, Clemente citou inciativas de empresas que já possuem tais programas.

“É imprescindível a união de esforços e o espírito aguerrido e fraterno para que as políticas públicas de ação afirmativa voltadas à mitigação das desigualdades sociais e econômicas seculares, que ainda oprimem o povo preto, possam ser catalisadoras das mudanças que dignificarão nossas irmãs e irmãos negros”, concluiu o vereador.

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.