Araraquara

Organização financeira é fundamental para novos empreendedores

Organização financeira é fundamental para novos empreendedores
Noções de contabilidade, fluxo financeiro e o uso do Excel são alguns dos domínios que fazem a diferença na administração do negócio 

01MAR2018|  8:25 - Fernanda Chiossi  - Foto:  © Senac

Migrar para outra área de atuação, iniciar uma nova carreira, gerar renda extra e tantos outros motivos fazem o brasileiro se arriscar no mundo dos negócios de forma autônoma. No panorama atual, em que o número de pessoas empreendedoras cresce em todo o país, o segredo para se manter ativo em um universo competitivo é simples: adquirir conhecimento.

A pequena empresa, que conta com no máximo dois funcionários, exige que os envolvidos tenham desenvoltura para lidar com os desafios de todos os setores internos. Para Ulisses Lupino, docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara, é necessário trabalhar o planejamento financeiro.

“No contexto da administração, é importante lidar com os recursos escassos: humanos, materiais e financeiros. Mesmo que isso também seja comum às grandes corporações, o microempreendedor precisa ter em vista que as responsabilidades cairão sobre ele e que planejar o fluxo financeiro é um ponto impactante no que tange à própria sobrevivência do negócio”, explica Ulisses.

Em busca da satisfação profissional, Fabiane Roberta Siqueira é um exemplo de quem se “aventurou” no universo empreendedor e obteve sucesso. Atuante na área de estética, a jovem largou a tecnoclogia da informação para abrir um negócio próprio. “No começo, tive um pouco de receio, pois, apesar de ser minha paixão, era totalmente distante do que costumava fazer. Reuni muita determinação e fui atrás de qualificação para entender melhor os desafios que estavam por vir”, conta.

O método adotado por Fabiane foi investir em cursos de atualização para oferecer mais opções e melhorar o atendimento ao cliente. Hoje, além de gerenciar seu espaço de estética, a profissional aproveitou a experiência e expandiu sua atuação, iniciando carreira como docente também no Senac Araraquara. “Penso que, com dedicação e disposição para adquirir conhecimentos, o objetivo dificilmente dará errado”, diz.

Técnicas de gestão e finanças são um diferencial

O empreendedorismo pode ser a saída perfeita para superar momentos de instabilidade financeira, mas a dica principal é que o profissional reserve um momento para a preparação do negócio. Segundo Ulisses, os cursos de qualificação desenvolvem atitudes e habilidades específicas para a área de gestão e negócios e, assim, permitem mais visualização das dimensões de uma empresa.

Para desenvolver uma boa gestão das atividades também é preciso ter noções de contabilidade, voltadas para a compreensão dos demonstrativos financeiros e análise dos principais indicadores de desempenho, além de diferenciar as despesas pessoais daquelas relacionadas à empresa. O docente ressalta que o fluxo interno, envolvendo os controles de contas a pagar e a receber, as noções de tributação e a codificação fiscal são importantes ferramentas de gestão. “Operações matemáticas financeiras, com o uso do Excel, e a importância da avaliação e do controle dos cadastros de clientes e fornecedores são algumas estratégias que podem delimitar os parâmetros da dimensão de empreender o próprio negócio.”

Entre os cursos oferecidos pelo Senac Araraquara que abordam esses conteúdos, destacam-se Análise e Planejamento Financeiro, Assistente Financeiro, Auxiliar de Serviços Contábeis e Contabilidade Geral. Outra vantagem de investir em qualificações é o período de curta duração para a conclusão dos estudos, característica dos cursos livres da instituição e  ideal para quem tem pouco tempo para colocar o aprendizado em prática.

Mais informações sobre os cursos pelo Portal Senac (www.sp.senac.br/araraquara) ou, pessoalmente, na unidade. A instituição conta ainda com 30% de desconto em todas as qualificações.

 

Serviço:

Senac Araraquara

Endereço: Rua João Gurgel, 1.935 – Carmo – Araraquara – SP.

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/araraquara.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *