Painel abre Semana do Jovem Empreendedor na Câmara

Painel abre Semana do Jovem Empreendedor na Câmara
O painel foi mediado pelo presidente da Juventude do PSDB de Araraquara e graduando em …

02AGO2017|  7:07 - IMPRENSA CAM

Um painel sobre os desafios para a abertura de microempresas e empresas de pequeno porte, com o advogado José Branco Peres Neto e o contador Ronaldo Paganini, deu início à Semana do Jovem Empreendedor, no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, na noite da última segunda-feira (31).

Segundo Rafael de Angeli (PSDB), autor da iniciativa que incluiu e instituiu a Semana no Calendário Oficial de Eventos do Município, “a necessidade de inovar é a principal marca da sociedade do século 21. Nos países mais ricos, o processo de inovação é constante e tem como protagonistas os ‘jovens empreendedores’ que encontram no empreendedorismo as respostas para as dúvidas comuns à sua faixa etária. Nossa intenção é discutir os principais desafios que os jovens irão encontrar ao empreender. Além de conectá-los a um networking de empreendedores de reconhecido sucesso que possibilitará o amadurecimento de seus sonhos e ideias, esperamos criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novas perspectivas”.

O painel foi mediado pelo presidente da Juventude do PSDB de Araraquara e graduando em Administração Pública pela Unesp de Araraquara, Everton Sérgio de Oliveira, que salientou a importância do desenvolvimento da prática empreendedora no município. “Tenho muita esperança no desenvolvimento socioeconômico de nossos jovens através de valores e práticas empreendedoras. A convivência com vários e distintos empreendedores me tornou uma pessoa preparada para o mercado e me moldou para enfrentar diversos desafios que nossa geração vem passando, inclusive o desemprego. Essa Semana serve para que todos nós, juntos, possamos inovar e sermos protagonistas da nossa geração.”

O advogado José Branco Peres Neto se declarou entusiasta do tema. “Penso que qualquer coisa dá dinheiro se a pessoa consegue fazer de forma correta. Todo negócio pode dar lucro e todo negócio pode dar prejuízo. Todos os riscos devem ser pensados, e o planejamento é importante para quem quer empreender.”

Opiniões compartilhadas pelo contador Ronaldo Paganini. “Além de saber do que somos capazes, temos que procurar profissionais das áreas jurídica e contábil para a empresa que vai ser criada. Se não começar da forma correta, vai ter problemas. O contrato social é fundamental”, destacou.

Em virtude da Sessão Ordinária na terça-feira (01), a Semana terá continuidade na quarta-feira (02), às 19 horas, com a palestra “Startups e empreendedorismo digital”, de Iglá Generoso.

A Semana Municipal do Jovem Empreendedor tem o objetivo de refletir sobre a atividade e as perspectivas do empreendedorismo em Araraquara. O projeto foi apresentado pelo vereador Rafael de Angeli na primeira Sessão Ordinária da atual Legislatura e aprovada por unanimidade ainda em janeiro. Segundo o parlamentar, o jovem empreendedor traz ideias que geram emprego e renovam o espaço em que vivemos. “Isso é essencial para o desenvolvimento de nossa cidade. É importante que continuemos a transformar nosso espaço social e que as pessoas que não têm acesso a tais práticas sintam-se encorajadas a realizar o sonho de empreender”, declarou o parlamentar na ocasião.

Sobre os palestrantes

José Branco Peres Neto – Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara); advogado atuante nas áreas de Direito Público e Direito Eleitoral; sócio-fundador do Escritório RCP Advogados, especialista em Direito Tributário com pós-graduação no Instituto Nacional de Pós-Graduação; graduado em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNISEB COC; mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Uniara; e professor da Uniara na disciplina de Mediação e Arbitragem.

Ronaldo Paganini – Contador e sócio da empresa Pinheiro Contabilidade; técnico em Contabilidade; graduado em Ciências Contábeis; pós-graduado em Finanças Empresariais; vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara; e faz parte da Comissão da Câmara Setorial de Contabilidade do SESCON em Araraquara.

Serviço

2 de agosto – quarta-feira
Iglá Generoso
“Startups e empreendedorismo digital”

3 de agosto – quinta-feira
Pablo Zaniolo
“Marketing digital e a cultura jovem no empreendedorismo”

4 de agosto – sexta-feira
Sérgio de Azevedo Fonseca
“O dinamismo jovem na cultura empreendedora”

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *