Painel criticado por pastor por representar sexo feminino é retirado

Painel criticado por pastor por representar sexo feminino é retirado
A obra foi pintada pela artista carioca Panmela Castro, que também assina como Anarkia Boladona, durante a Frestas – Trienal de Arte

12DEZ2017|  7:30 - São Paulo    - Foto:  © Panmela Castro/Divulgação

Exatos quatro meses depois de ter sido pintado, o painel “Femme Maison”, que ilustrava a fachada lateral da Secretaria da Cultura e Turismo de Sorocaba, em São Paulo, começou a ser removida neste domingo (10). A obra foi pintada pela artista carioca Panmela Castro, que também assina como Anarkia Boladona, durante a Frestas – Trienal de Arte, promovida pelo Sesc, foi alvo de ataque de um vereador local por representar o órgão sexual feminino.

A remoção foi solicitada pelo vereador e pastor Luis Santos (PROS) e foi fruto de um acordo do secretário de Cultura e Turismo de Sorocaba, Werinton Kermes, com o promotor Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum. “Lamento também que seja retirada agora, quando deveria ter sido retirada há muito tempo”, declarou o vereador, ao G1, nesta segunda-feira (11).

Já o secretário, usou o Facebook para defender a obra, citando o artista inglês Antony Gormley: “A boa arte deve fazer você se sentir perturbado, até mesmo desafiado, e não se encaixar corretamente em seu cotidiano”. Oficialmente, a Prefeitura de Sorocaba declarou que “luta é para que a livre expressão artística não seja cerceada”.

À artista, que apresentou esboço do painel às autoridades, procedimento necessário antes pintar um prédio público, foi solicitada uma obra que questionasse o papel da mulher na sociedade.

“Faz parte da nossa cultura, os meninos são criados para mostrar o pintinho, mostrar que são homens, enquanto as meninas são instruídas a sentarem de pernas fechadas, a se esconderem. Sorocaba tem vários obeliscos, mas ninguém acha que eles são símbolos fálicos e devem ser derrubados por isso. Mas quando é algum tipo de representação do sexo feminino, é proibido”, desabafou a artista em entrevista ao Globo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *