AraraquaraSLIDER

Palestra na Câmara aborda redução da oferta de drogas como medida a prevenir consumo

Palestra na Câmara aborda redução da oferta de drogas como medida a prevenir consumo
Profissionais que atuam na prevenção ao consumo, na cidade e região acompanharam a palestra do COMAD

29JUN2017|  8h10 - IMPRENSA CAM

A palestra com o tema “Redução de Ofertas”, da programação da 7° Semana Municipal de Prevenção ao uso de Drogas, organizada pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas – COMAD de Araraquara – ocorreu na Câmara Municipal de Araraquara, na manhã desta quarta-feira, com transmissão pela TV Câmara. O vídeo da palestra está disponível no Facebook, no site da Câmara e no YouTube. A palestra foi dada pelo Promotor de Justiça de Catanduva, o araraquarense Carlos Macayochi de Oliveira Otuski.

Sem acesso às drogas

O tema da palestra é uma das diretrizes da Política Nacional Sobre Drogas e Álcool, que aponta a redução de oferta como medida essencial para se proporcionar um ambiente saudável em uma sociedade, dando a melhor condição possível para as pessoas se desenvolverem, minimizando toda espécie de riscos para a saúde e a segurança do cidadão, principalmente as crianças e os adolescentes, potencialmente mais expostos ao risco do fornecimento, da oferta, da propaganda e do uso e consumo de drogas ou algo que possa gerar um vício nela. “Falar em redução de oferta é tratar de prevenção ambiental”, ressaltou o promotor, que destacou ainda que não há como se exercer uma política pública de qualidade nessa área se o acesso às drogas estiver facilitado, comparando o raciocínio à rotina de uma pessoa com obesidade mórbida, que se esforça para emagrecer, porém está exposta a uma oferta constante de chocolates, refrigerantes e guloseimas. “Se há oferta, fatalmente acaba havendo o consumo. Sem oferta não há consumo. Não há outro meio de tratarmos essas questões de saúde e consumo de drogas, senão mediante políticas de prevenção. É o princípio da precaução, da prevenção”, ponderou.

Participaram da palestra, Marcio William Servino – presidente do Comad, vereador Jéferson Yashuda Farmacêutico – presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Gerson da Farmácia – presidente da Comissão de Saúde da Câmara, integrantes dos Conselhos Tutelares de Rincão, Motuca, Santa Lúcia e Araraquara, secretarias municipais de Saúde e Guarda Municipal de Araraquara, a secretária de Assistência Social de Rincão, Comad de Matão, a diretora do CREAS de Matão e pessoas que atuam em entidades em Araraquara e Descalvado.

Sessão Solene na Câmara encerra semana

A atividade que encerra a 7° Semana Municipal de Prevenção ao uso de Drogas ocorrerá novamente na Câmara. Na sexta-feira, dia 30, ocorre a Sessão Solene de outorga do “4º Diploma de Atuação na Política sobre Drogas”, que será entregue a Maria Lúcia de Oliveira Gil, coordenadora regional do grupo Amor Exigente. Ela foi indicada pelos integrantes do Conselho Municipal de Política sobre Drogas de Araraquara.  A sessão começa às 19 horas e terá transmissão pela TV Câmara, no canal 17 da NET, no Facebook e no site, pelo Youtube.

Fotos em: https://flic.kr/s/aHskY5kwLN

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *