Araraquara

Parada gay reúne mais de 1 milhão de pessoas em Madrid

Parada gay reúne mais de 1 milhão de pessoas em Madrid
Cerca de 3.000 efetivos, entre policiais e membros de serviços de emergência, foram mobilizados para proteger os participantes

8:44 |LUSA | 2018JUL08 | 

Mais de um milhão de pessoas participaram neste sábado (7), em Madrid, da marcha de Orgulho Gay, que, este ano, teve como tema “Conquistando a igualdade, TRANSformando a sociedade”. Os organizadores anunciaram o desfile de 47 carros alegóricos e esperam a participação de cerca de um milhão de pessoas, o mesmo número do ano passado, quando se celebrou o WorldPride na capital espanhola.

O ministro da Administração Interna, Fernando Grande-Marlaska, e a ministra da Saúde, Carmen Montón, estiveram na primeira fileira da marcha com responsáveis da oposição como Albert Rivera (Ciudadanos), Íñigo Errejón (Podemos), e representantes de sindicatos e da região de Madrid.

Todos eles deixaram mensagens de apoio ao LGTBI e concordaram com a defesa dos direitos destas pessoas, com Marlaska a considerar que, apesar de Espanha ser um país “privilegiado” nesta matéria, ainda há “um grande caminho por percorrer”.

A organização vetou a presença do PP na manifestação como “medida de pressão” por descumprimento de duas leis relacionadas ao coletivo LGTBI. Os políticos deste partido compareceram, a título pessoal, na Praça de Colón.

Jaime de los Santos, titular de Cultura, Turismo e Desporto, considerou que o veto ao seu partido “é um regresso a tempos piores”, mas que “importante são os 365 dias do ano em que se lutará por implementar as leis aprovadas há dois anos pelos direitos LGTBI”.

Com a emblemática bandeira arco-íris e ao ritmo de músicas simbólicas como ‘I Will Survive’, mais de um milhão de pessoas desfilaram, num ambiente festivo, enquanto exigiam igualdade de direitos. A manifestação de hoje foi o ponto mais alto de uma série de eventos que já se iniciaram no fim de semana passado e que levam a Madrid anualmente milhões de turistas.

Cerca de 3.000 efetivos, entre policiais e membros de serviços de emergência, foram mobilizados para proteger os participantes que desfilaram entre barreiras de proteção, para evitar incidentes, havendo restrições importantes ao trânsito de veículos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *