Araraquara

Parceria entre a Unesp e a Google

Parceria entre a Unesp e a Google
Mais tecnologia e segurança para a comunidade

15MAR2018|  8:15 - Unan-Ag: Notícias Unesp  

Foi firmado, em fevereiro, um Termo de Cooperação Técnica entre a Unesp e a empresa Google que possibilitará a todos os Técnicos Administrativos, Docentes e Alunos acesso às ferramentas e serviços do G Suite for Education.

O G Suite é um pacote de serviços da Google que inclui o aplicativo  de mensagens eletrônicas Gmail, o Google Hangout para realização de videoconferências, o Google Classroom que é um ambiente virtual de aprendizagem e o Google Agenda que permite organizar e criar compromissos e está integrado ao serviço de videoconferência. Os objetivos dessa parceria são oferecer um serviço de correio eletrônico estável, seguro  e versátil que possa ser acessado através de computadores, tablets e celulares, a disponibilização de pacotes de serviços de agenda para toda a universidade e a promoção de capacitação para  servidores da Unesp no uso dessas tecnologias. Foi criada uma página contendo informações sobre os serviços que serão disponibilizados: www.unesp.br/gsuite.

A criação dos usuários no novo sistema deverá ser feita por meio da CENTRAL DE ACESSOS, bastando o usuário se logar e seguir as instruções apresentadas. Todos os usuários  têm prazo até 20 de abril para se cadastrarem, uma vez cadastrados podem utilizar os serviços com o mesmo usuário e senha da Central de Acessos. Ao longo de 2018 os servidores de email das unidades serão migrados para o Gmail, o novo email institucional passará a ser idêntico ao login da Central de Acessos, ou seja [email protected]. Os antigos e-mails continuarão a existir e após a migração passarão a ser acessados  apenas através do Gmail. O calendário da migração será definido posteriormente.

O Reitor da Unesp, professor Sandro Roberto Valentini acredita que “a parceria é um importante passo no sentido de melhorar a comunicação entre os diferentes setores da Universidade e acredita que as ferramentas do G Suite facilitarão a implementação de  metodologias inovadoras de ensino, que incentivem  o trabalho colaborativo e que capacitem os estudantes a usarem ferramentas essenciais para a nova realidade do mercado de trabalho. O uso dessas ferramentas permitirá uma melhoria da qualidade dos serviços de Tecnologia de Informação I com uma redução do custo operacional.”

As vantagens da parceria incluem:

Maior espaço de armazenamento
Um e-mail Gmail conta com espaço ilimitado evitando que o usuário se  preocupe com a quantidade de mensagens armazenadas.

Acesso por vários dispositivos
Os aplicativos do G Suite não são acessíveis só pelo computador, mas também por celulares e tablets. Isso permite que os usuários trabalhem com seus e-mails, agenda ou videoconferência em qualquer local.

Segurança e confiabilidade
O Gmail possui ferramentas antispam e é constantemente atualizado, o que aumenta sua segurança. Além disso o sistema de nuvem do Google garante que o sistema raramente não esteja disponível.

Integração com outros serviços
O Gmail é apenas um dos vários aplicativos disponibilizados no G Suite. O Drive, por exemplo, permite a organização e o armazenamento de arquivos, com espaço ilimitado. Há também o recurso de agenda, onde o usuário consegue aceitar ou recusar convites para reuniões usando o Gmail. Além disso, há possibilidade de agendar uma videoconferência pelo aplicativo Agenda e convidar todos os participantes, que serão avisados e também poderão aceitar, recusar ou sugerir nova data.

Na Sala de Aula
O G Suite possui uma ferramenta chamada “Sala de Aula” (ou Classroom), onde o professor pode criar suas turmas e disponibilizar materiais de estudo, vídeos, apostilas, criar lições de casa, trabalhos em grupo, enquetes online, marcar compromissos na agenda da turma como aulas, datas de provas, entrega de trabalhos, etc. Tudo em um único ambiente com integração aos principais aplicativos do G Suite for Education.

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *