Araraquara

Parceria para gestão compartilhada de cinco áreas de lazer é firmada no município

O presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB) é autor da indicação para a iniciativa e representou a Câmara no ato da assinatura

Na noite da segunda-feira (14), Executivo, Legislativo e população estiveram reunidos no Centro de Eventos de Araraquara (Cear) para o ato de assinatura do Termo de Permissão de Uso de cinco áreas de lazer e de esporte públicas municipais a associações de bairros, clubes de esporte amador e coletivos locais.

O campo de futebol e vestiários da Área de Lazer e Centro Esportivo Carlos Guilherme Eduardo Fischer, localizados no Jardim Nova Época, foram cedidos ao Coletivo do Jardim Nova Época. A Área de Lazer Antônio José Paterniani (Tonzé), no Jardim América, foi cedida à Associação Jardim América Futebol e Socialização (JAFS). A Área de Lazer Benedicto Primani, na Vila Melhado, foi concedida ao Coletivo do Bairro Vila Melhado. No Jardim Esplanada e no Jardim Florença, os coletivos dos bairros ganharam permissão para a utilização da Área de Esportes e Lazer Ernani Salvador Volpe e Área de Esporte e Lazer Adair Pavanelli, respectivamente

A permissão é fruto da Indicação nº 3172/2021, de autoria do presidente da Câmara, Aluísio Boi (MDB), que propôs ao Executivo que fosse desenvolvida parceria entre a Prefeitura e as associações de bairros credenciadas ou clubes esportivos, de forma que fosse entregue para as entidades a administração das áreas de lazer. A Prefeitura de Araraquara atendeu ao pedido do vereador Boi e encaminhou à Câmara projeto que, após aprovado por unanimidade e sancionado pelo chefe do Executivo, criou a Lei nº 10.284/2021.

O objetivo da iniciativa é integrar a população aos espaços públicos da cidade. “Eu tenho uma experiência vivida no Tom Zé do Jardim América muito bonita. Começou com um processo de acolhimento e cuidado com o campo por parte da população. A partir disso, o parquinho foi iluminado, as crianças e toda a família passaram a ocupar aquele local”, argumentou Boi.

Quem vai assumir a administração, também ficou satisfeito. “O clube é uma forma de lazer. Todos gostam de ter um lugar bem cuidado com opção de pista de caminhada e campo de futebol. Estamos felizes em trabalhar para todos do bairro”, frisou o representante da JAFS, Cido Andrade. O Coordenador Executivo de Esportes e Lazer de Alto Rendimento, Edio Lopes, destacou a importância da participação da população, mas enfatizou que a Prefeitura seguirá trabalhando na zeladoria das áreas. “Nada melhor que o morador do bairro para conhecer as demandas da região em que vive. Nós queremos ser parceiros de vocês e estamos disponíveis para organização das ações de serviços para manter a limpeza em ordem em todas as áreas”, garantiu Edio.

De acordo com o prefeito Edinho Silva, a ideia é que as parcerias sejam ampliadas em outras áreas. “Hoje são cinco parcerias que estamos assinando, mas quem sabe a gente chegue a ter parceria em todos os bairros da cidade”.

Também estiveram presentes as secretárias Milena Pavaneli (Esportes e Lazer) e Amanda Vizoná (Direitos Humanos e Participação Popular), a vice-presidente da Câmara, Thainara Faria (PT) e os vereadores Emanoel Sponton (Progressistas), Fabi Virgílio (PT) e Paulo Landim (PT).

| IDNews® |Brasil |  Assessoria de Imprensa Uniara|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *