Araraquara

Parlamentares articulam parceria de distribuidora de medicamentos com o Fundo Social de Solidariedade

Parlamentares articulam parceria de distribuidora de medicamentos com o Fundo Social de Solidariedade

| IDNews| Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

IDN/Interior/Araraquara

Na última quarta-feira (19) os vereadores Roger  Mendes (Progressistas)  e Jeferson Yashuda (PSDB) se reuniram com a  presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, na sede da entidade para  falarem de uma iniciativa de ambos que envolve a doação de medicamentos para  a Farmácia Solidária que faz parte do Fundo Social.
Os parlamentares contam que pensaram  em elaborar um projeto de lei criando a Semana da de Doação de Medicamentos, cujo objetivo seria o de  incentivar a população a doar medicamentos, dentro do prazo de validade e que não estivessem mais sendo utilizados, mas por questões jurídicas isso não foi possível.
Yashuda, depois de uma visita feita com o vice prefeito, Damiano Neto, a uma distribuidora onde o irmão trabalha, foi mostrada a eles um espaço onde ficam os remédios avariados, ou seja, que não são comercializados por conta de algum defeito na embalagem.

Posteriormente, a referida distribuidora aciona a gerência de resíduos sólidos do Departamento de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE), que faz a coleta desses medicamentos, pesagem e transporta os mesmos para serem incinerados. O serviço é pago para autarquia.
Foi ai que uma luz se acendeu para uma alternativa mais proveitosa e os parlamentares Mendes e Yashuda notaram que esses remédios que iriam ser incinerados poderiam ser aproveitados.
Foi ai que surgiu a iniciativa de dialogarem com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva e falar da ideia de dar um destino mais adequado aos medicamentos e se a mesma tinha interesse e se poderia intermediar as doações da distribuidora para a Farmácia Solidária que faz parte da entidade.
Yashuda ressalta que os remédios estarão saindo de um local climatizado e serão devidamente transportados, que é o que a Vigilância pede.
Os parlamentares contam que tinham em mente fazer uma Semana de Conscientização da Doação de Medicação, mas por questões jurídicas isso não foi possível, mas isso não os impediu de continuar esse movimento com as pessoas da área para que fizessem as doações de medicamentos.
Mendes afirma que a parceria com a distribuidora é interessante  para ambos, pois o laboratório ao invés de incinerar os medicamentos avariados vai encaminhá-los para a Farmácia Solidária e com isto, a mesma terá condições de atender mais pessoas bem como uma diversidade maior de medicações.
De acordo com os vereadores um dos objetivos da iniciativa é fomentar a ideia  estimulando a adesão para outras distribuidoras, ou seja, ao invés de incinerar, doar.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *