Araraquara

Parlamento Jovem tem início no Colégio Natureza

Parlamento Jovem tem início no Colégio Natureza
O Curso de Formação Política acontecerá em 33 escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara, com alunos do nono ano, até o dia 12 de maio

 06ABR2017|8h11 – Bruna F Rodrigues  - Imprensa CAM

A Escola do Legislativo, juntamente com os professores do Laboratório de Política e Governo da Unesp Araraquara, esteve no Colégio Natureza, na última segunda-feira (03), para o início do projeto Parlamento Jovem 2017, que tem o objetivo de aproximar os estudantes da Casa de Leis.

“O Parlamento Jovem é um projeto que tem um escopo nacional e o grande objetivo dele é levar formação política para jovens de forma suprapartidária, para que eles consigam entender como funciona o sistema político brasileiro, e que a política não está restrita necessariamente aos espaços institucionais, sendo uma ferramenta que permite nossa convivência em sociedade”, explica uma das professoras do projeto, Maira Lopes. “Além dessa dimensão, o Parlamento Jovem traz toda uma explicação de como funciona o sistema eleitoral, a Câmara, para que os alunos entendam como funciona o Poder Legislativo, inclusive que se qualifiquem para conseguirem acompanhar os seus representantes políticos”, completa.

O Curso de Formação Política acontecerá em 33 escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara, com alunos do nono ano, até o dia 12 de maio. Segundo Carlos Eduardo Tauil, do Laboratório de Política da Unesp, a ideia é mostrar para os alunos que a política está no dia a dia de toda a sociedade. “Buscamos exemplos de como eles, dentro da sala de aula, também fazem política, e vamos transformando esse ambiente micro, de tomada de decisões na sala de aula, para ambientes mais macros, levando exemplos para a Câmara Municipal, dos Deputados, Senado e outros.”

O cientista político e professor apoiador do projeto, Bruno Souza da Silva, destacou a importância deste. “Temos um desafio no mundo contemporâneo que é em relação a como aproximar o jovem da política, no sentido de ele entender que é parte importante em tudo aquilo que ocorre no espaço público. Fazer educação política significa organizar as informações sobre o universo da política que chegam ao jovem de forma totalmente distorcida e muitas vezes enviesada, e fazer com que se transforme em conhecimento, que permita a ele debater um pouco melhor, entender um pouco mais o que é a vida pública.”

“Esse projeto é de fundamental importância para os nossos alunos, principalmente quando percebemos que nosso país tem um déficit muito grande na questão da participação das pessoas na vida política do país. O Parlamento Jovem vem favorecer bastante a formação de pessoas mais críticas e mais participativas politicamente”, afirmou a diretora do Colégio Natureza, Maria Teresa Fernandes.

A aluna Carolina Evangelista Ferreira aprovou a aula. “Achei bem interessante, pois eles explicaram que a política não está só ligada com a corrupção, mas que é uma ferramenta para convivermos em coletividade.”

“Estou achando muito legal, pois é um jeito de fazer os alunos se interessarem pela política, explica sobre as matérias que falam que só tem corrupção na política e ajuda a nos interessarmos mais pela política”, finalizou o aluno Mateus Lima de Souza Branco.

A sessão do Parlamento Jovem está prevista para acontecer no dia 14 de setembro, com 36 alunos, no Plenário da Câmara Municipal.

Atividades do Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem envolve as etapas de curso sobre o Poder Legislativo para professores e coordenadores, curso de formação política nas escolas, oficina de processo legislativo, seleção interna das proposituras, entrega da documentação, seleção na Câmara Municipal, plantão de dúvidas, visita guiada à Câmara e aos gabinetes dos vereadores, pré-vivência e Sessão Oficial Jovem.

Fotos: https://flic.kr/s/aHskSgY8vN

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *