Participação do curso de Design de Moda no Fashion Revolution começa nesta segunda, dia 23

Participação do curso de Design de Moda no Fashion Revolution começa nesta segunda, dia 23
Atividades da graduação serão realizadas até o dia 25, na unidade I da universidade

8:14 | Assessoria de imprensa da Uniara |2018ABR21

Começa nesta segunda-feira, dia 23 de abril, a participação do curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara no “Fashion Revolution”, evento mundial que será realizado até o dia 29, e que promove a conscientização sobre a valorização do trabalho na produção têxtil e fabril da moda, e a reflexão sobre o consumo do fast-fashion. Na Uniara, as atividades da graduação, gratuitas e abertas ao público, serão nos dias 23, 24 e 25, das 19h às 22h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro).

“É um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que concentrava confecções de roupas, no dia 24 de abril de 2013, quando deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível por meio da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável, e criar conexões exigindo transparência”, explica a coordenadora do curso de Design de Moda, Vivian Huss.

Ela conta que, no Brasil, o “Fashion Revolution” “movimenta a reflexão sobre a produção de moda, a valorização do trabalho, o fomentar do consumo consciente, o enaltecer da transformação da peça como reutilização e a valorização do trabalho do artesão, assim como propõe trocas de looks na variação do estilo”.

Entre as atividades que serão realizadas pela graduação, estão: a confecção de uma bandeira de retalhos e seu hasteamento; a participação dos alunos com o escambo de peças, no evento “Achado fashion”; uma palestra sobre consumo de moda; a exibição de um documentário que representa o evento; o registro de fotos de alunos e participantes, com as placas “#quemfezminhasroupas” e “#eufizsuaroupa”, e uma oficina de customização de camisetas apenas com o uso de tesoura, entre outras.

Vivian recomenda que, para o “Achado Fashion”, os interessados no evento tragam roupas e acessórios em bom estado para fazerem trocas com os estudantes da graduação. “A intenção é conscientizar sobre formas de consumo e enaltecer o trabalho da cadeia de produção de moda”, finaliza.

Detalhes sobre o “Fashion Revolution” estão disponíveis no site www.fashionrevolution.org. Informações sobre o curso de Design de Moda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Programação

23/04 – Auditório 4, das 19h às 22h

– Abertura e conscientização da cultura de consumo de moda

– Exibição do documentário “The True Cost”, que aborda o desabamento do edifício em Bangladesh

– Conversa com produtores, designers e artesãos sobre o consumo e seu reflexo na cadeia têxtil

24 e 25/04 – Pátio, das 19h às 22h

– Evento “Achado fashion: eu apoio” – Escambo de peças de roupas e acessórios dos alunos de Design de moda com interessados

– Oficina de customização de camisetas, apenas com o uso de tes

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *