Araraquara

Patrimônio Cultural Brasileiro possui emblema turístico

Patrimônio Cultural Brasileiro possui emblema turístico
Bueno de Andrada deve ter bens culturais tombados a serem atribuídos ao distrito de Araraquara como indutores ao Turismo Rural

 18AGO2017|  7:59 – THÉO BRATFISCH

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou o emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro. O símbolo desenhado pelo designer carioca Fabio Lopez foi escolhido por concurso público e deverá ser usado em todos os bens considerados patrimônio nacional pelo Iphan, criando, assim, uma identidade visual única. O lançamento do emblema ocorreu em Belo Horizonte na véspera do Dia do Patrimônio Cultural no Brasil, celebrado em 17 de agosto.

O desenho de Fabio Lopez lembra uma mandala floral. De acordo com o designer, o símbolo passa uma mensagem de beleza, atração, interesse e proteção. As pétalas rotacionadas formam uma espécie de corola e é a estrutura da flor que atrai os insetos polinizadores e também protege os órgãos de reprodução da planta. Ele destaca ainda que a mandala é composta por fragmentos, passando a ideia de que cada patrimônio é parte de um todo. O Iphan considera que a novidade inaugura novo marco para a promoção, difusão, sinalização e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro. Também foi lançado manual para aplicação do emblema, que traz orientações técnicas para a produção de projetos gráficos relacionados ao patrimônio cultural no país.

 ‘Precisamos identificar os patrimônios para a população em geral, tanto para os visitantes como também para moradores dos locais onde eles estão. Muitas vezes, as pessoas não sabem, porque não obtêm essa informação. O emblema possibilita ampliar a consciência acerca desse patrimônio. A iniciativa cria novas possibilidades para desenvolver o Turismo. É importante porque o patrimônio, além de ser um elemento de identidade e de valoração da cultura, possui também potencial para reforçar dinâmicas econômicas através de seu significado’, justificou na ocasião, o diretor do departamento de articulação e fomento do Iphan. A iniciativa segue o exemplo do que já é feito com os patrimônios mundiais, que possui um emblema desde 1978.

Patrimônio e Turismo Rural em Bueno de Andrada

O Ministério Público Federal (MPF) determinou explicações para a prefeitura sobre medidas protetivas ao patrimônio público brasileiro relacionado em inquérito civil para preservação no distrito de Bueno de Andrada em Araraquara. Respostas da prefeitura, demonstram pleno desconhecimento municipal do relevante Parecer Técnico n° 275/2016-SEAP do Ministério Público Federal, em 2 de maio de 2016, que expressa parecer favorável aos tombamentos em Bueno de Andrada, considerados Patrimônio Brasileiro no município.

Vigoroso, o parecer da perícia técnica do MPF realizada em Bueno de Andrada reúne dentre as informações coletadas, documentação específica e entrevistas pessoais, com diagnóstico de bens materiais imóveis e de bens imateriais culturais, para registro de ocorrência de saberes rurais culturais e do tombamento de imóveis com destinação apropriada ao Turismo Rural em Araraquara. A proposta ao governo do Estado de São Paulo para o segmento turístico é que municípios circunvizinhos se estruturem para receberem excursões rodoviárias em roteiros regionais entre municípios no interior paulista, onde cada município de interesse turístico venha se preparar para apresentar o que tem de melhor aos visitantes e turistas.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *