Perigo à vista? Sinal de alarme (pouco conhecido) de doença ‘silenciosa’

Entenda aqui.

Sente alguma alteração suspeita na visão? Não ignore. Pode ser um sintoma de retinopatia diabética, uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, conforme explica um artigo do jornal Metrópoles.

Como o nome indica, esta doença afeta a retina, podendo provocar a perda da visão. Segundo a rede portuguesa de hospitais CUF, é a principal causa de cegueira entre os 20 e os 64 anos. Os sintomas da retinopatia diabética incluem a diminuição da acuidade visual, visão turva, pontos flutuantes ou ‘moscas’, flashes, perda parcial ou total da visão.

“Este problema de saúde tem uma relação estreita com o controle da própria diabetes, sendo causada por alterações nos vasos sanguíneos da retina relacionadas com a duração e tipo da doença e com os níveis persistentemente elevados de açúcar no sangue”, pode ler no portal da CUF. A prevalência da retinopatia diabética varia em função do tipo de diabetes (tipo 1 ou 2) e dos anos de evolução. Assim, ao fim de duas décadas, a maioria (98%) das pessoas com diabetes tipo 1 apresentam lesões e cerca de metade dos doentes com diabetes tipo 2 apresentam lesões.

Outras duas doenças nos olhos que podem ocorrer devido à diabetes são o glaucoma e a catarata.

| IDNews® |Via NMBR |Brasil|

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.