Araraquara

Pesquisa em cooperação internacional do CDMF é destaque no Diário Médico

Pesquisa em cooperação internacional do CDMF é destaque no Diário Médico
“Conseguimos desenvolver uma rota inédita para produzir nanopartículas de prata diferentes das existentes e com…

7:35 |JOSÉ ANGELO SANTILLI | 2018JUN28 | 

Em sua edição desse dia 25 de junho, a publicação espanhola Diario Médico destacou projetos sobre novos nanocompósitos com capacidade bactericida desenvolvido em cooperação internacional por pesquisadores ligados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP. A publicação destaca que “o estudo pode ser usado para criar uma estratégia para projetar e produzir nanopartículas de metal plasmônico para a destruição de amostras de fungos e tumores”.

 “Conseguimos desenvolver uma rota inédita para produzir nanopartículas de prata diferentes das existentes e com capacidade bactericida muito maior”, comenta Elson Longo, professor da UFSCar e coordenador do CDMF. A nova rota tecnológica para obtenção de nanopartículas de prata apresenta capacidade bactericida 32 vezes maior do que as existentes atualmente, usadas em embalagens de alimentos, órteses e materiais médico-hospitalares, entre diversos outros.

A cooperação internacional conta com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da University Jaume I, da Espanha, e da University of  Liberec, da República Checa. O Diario Médico entrevistou os professores Elson Longo (UFSCar) e Juan Andrés, Héctor Beltrán-Mir, Eloísa Cordoncillo e Gladyz Mínguez (UJI).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *