Ícone do site IDNews

Pesquisa mostra avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano em Araraquara

Pesquisa mostra avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano em Araraquara
“Como vereador, acompanhamos a execução do contrato de concessão do transporte coletivo urbano pelo CAT

30SET2017|  6:39   -  IMPRENSA CAM - Foto: Câmara Municipal de Araraquara

Pesquisa qualitativa de opinião indica que o serviço prestado pelo Consórcio Araraquara de Transportes (CAT) tem avaliação positiva dos usuários do transporte público urbano.   O resultado da pesquisa foi um dos temas de reunião realizada esta semana na Viação Paraty, entre o presidente da Câmara, Jéferson Yashuda Farmacêutico (PSDB); o diretor do CAT, Mauro Herszkowics, o diretor do CAT e presidente da Viação Paraty; Gustavo Herszkowicz, diretor da Viação Paraty e o gerente do CAT, Carlos Aureliano.

“Como vereador, acompanhamos a execução do contrato de concessão do transporte coletivo urbano pelo CAT. Houve uma grande melhora no transporte na cidade como demonstra a pesquisa. Existem questões pontuais que estão sendo ajustadas e outras que já estão no planejamento para que sejam feitas as mudanças necessárias, conforme nos informou o diretor do CAT. Com a criação da Ouvidoria do CAT foi aberto um canal de comunicação direto com os usuários, cuja participação é fundamental para aprimorar os serviços prestados pelo consórcio”, disse Yashuda.

De acordo com a pesquisa, comparando a operação atual à gestão anterior (CTA), 68% avaliam que o CAT realiza um trabalho melhor, enquanto 5% acreditam que o serviço piorou. O restante, 23% entende que não houve alteração quanto à qualidade do serviço prestado. Para 58% dos entrevistados, o transporte de ônibus na cidade está entre ótimo e bom; 28% avaliam como regular e 14% julgam ruim o serviço oferecido no município.

Os destaques positivos da avaliação foram ônibus e motoristas. Os ônibus foram aprovados com 76% de avaliações ótimo e bom, diante de apenas 6% de reprovação (ruim ou péssimo). Na comparação com a CTA, 64% acreditam que está melhor, diante de apenas 3%que entendem ter piorado. Nos quesitos limpeza e conservação a aprovação é de 78% dos entrevistados. No item pontualidade, a percepção de melhoria em relação ao transporte operado pela CTA é de 86%.

Em relação aos condutores, a aprovação sobre a educação e atenção chega a 78%. Quando questionados sobre a educação dos motoristas para com idosos e pessoas com deficiência, 74% dos entrevistados avaliaram de maneira positiva.

Quando a pergunta é sobre a apresentação e asseio dos motoristas a avaliação é positiva para 84% dos entrevistados. 76% avaliaram positivamente o cuidado dos motoristas no embarque e desembarque dos passageiros. 79% aprovam a obediência dos motoristas aos sinais para embarque e desembarque e, concluindo, 70% se sentem seguros com a maneira com que o motorista conduz o ônibus.

“Os dados obtidos com a pesquisa nos permitem traçar o perfil dos usuários, confirmar acertos e evidenciar pontos de melhorias, direcionando os próximos passos de maneira mais assertiva e em consonância com as expectativas dos cidadãos de Araraquara. O índice de aprovação nos dá a certeza de estamos no caminho certo e nos motiva a melhorar a cada dia”, disse Mauro Herszkowicz.

CAT

O CAT, que reúne as empresas Cruz a Viação Paraty, iniciou a operação das linhas do transporte público na cidade em maio de 2016, implementando diversas ações que incluem frota 100% zero quilômetro; modernização no sistema de bilhetagem eletrônica, com a implantação dos cartões “Novocard” e substituição dos coletores de embarque nos ônibus, que passaram a ser equipados com câmeras que permitem a leitura biométrica facial, garantindo maior confiança e segurança aos portadores do cartão; implantação do sistema de monitoramento operacional dos veículos, via GPS; implantação da Central de Informações e Ouvidoria CAT; implantação de câmeras no interior dos ônibus, para oferecer maior segurança a passageiros e funcionários; além da contratação de 326 colaboradores.

A pesquisa qualitativa de opinião foi realizada ela empresa Factual Pesquisa Ltda e tem um intervalo de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5% para mais ou para menos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile