Brasil

Pesquisador do CDMF defende tese no Instituto de Química da Unicamp

| IDNews  | José Angelo Santilli | 

Bruno Fedosse Zornio, pesquisador do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), apresentou, no último dia 30 de novembro, a Tese intitulada “Estudo da Interação entre adsorbatos atômicos e moleculares suportados em superfície de NiAl ” ao Pós-Graduação do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O trabalho foi orientado por Miguel Angel San-Miguel Barrera, professor do Instituto de Química da Unicamp (IQ – Unicamp). Além dele, participaram da banca de avaliação do trabalho os professores Pedro Antônio Muniz Vazquez e  Rógério Custúdio, também do IQ – Unicamp, Edison Zacarias da Silva, professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW), Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) campus Rio Claro, e Elson Longo, professor do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (DQ – UFSCar) e Diretor do CDMF.

O resumo da tese pode ser conferido abaixo:

ESTUDO DA INTERAÇÃO ENTRE ADSORBATOS ATÔMICOS E MOLECULARES SUPORTADOS EM SUPERFÍCIE DE NiAl

Candidato: Bruno Fedosse Zornio Orientador: Miguel Angel San-Miguel Barrera

Resumo:

Ligas metálicas são sistemas muito importantes atualmente, seja por conta das suas mais variadas propriedades e aplicações, ou, seja como objeto modelo para estudos teóricos. Pensando nisso, e dado ao avanço de técnicas de manipulação atômica, a utilização de ligas metálicas como substrato para criação de nanomaterials de baixa dimensionalidade (como por exemplo cadeias atômicas lineares em uma dimensão) permite criar sistemas modelos para estudar processos superficiais bastante interessantes. Especificamente esse trabalho utiliza a Teoria do Funcional de Densidade (DFT) para descrever cadeias atômicas lineares (LACs) de metais de transição do grupo 10 e 11 suportadas na superfície NiAl (110). Primeiramente LACs de metais puros foram construídas e as propriedades eletrônicas e estruturais determinadas. Posteriormente foram estudados os efeitos de mistura desses metais nas propriedades eletrônicas e estruturais das LACs mistas. Além disso foram elucidados os efeitos das LACs (mistas e puras) sobre propriedades superficiais (como momento de dipolo de superfície e variação na função trabalho) do NiAl (110). A partir dos modelos de LACs previamente resolvidos por DFT, foi possível construir modelos para descrever adsorção molecular de CO e O2 nessas superfícies, foram determinadas as estruturas geométricas e eletrônicas do sistema LAC/adsorbato molecular.

Legenda: Da esq. para a dir.: Ricardo Paupitz Barbosa dos Santos, Pedro Antônio Muniz Vazquez, Miguel Angel San-Miguel Barrera, Bruno Fedosse Zornio, Edison Zacarias da Silva, Elson Longo e Rogério Custódio.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *