Brasil

Pesquisador do CDMF fica em segundo lugar em concurso internacional de imagens científicas

Pesquisador do CDMF fica em segundo lugar em concurso internacional de imagens científicas

| IDNews|Brasil | José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

O pesquisador Ricardo Luis Tranquilin, do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), obteve a segunda colocação no concurso internacional de imagens científicas “A.J. Drexel Nanomaterials Institute 2019 NanoArtography” na Filadélfia, Estados Unidos, com a obra “Sweet Tubes”.

A imagem produzida por Tranquilin é do material trióxido de tungstênio e foi obtida a partir da utilização de um Microscópio Eletrônico de Varredura por emissão de campo (FEG – SEM). A obra induz uma convergência entre o mundo microscópico e o mundo comum neste sentido associando a imagem microscópica com a natureza e também trabalhando suas formas abstratas.

Tranquilin participou do concurso também com as imagens “Space Nugget”, cujo o material também é o trioxido de tungstênio, e “Union of Colors”, formada por tungstato de cálcio dopado com zinco.

A primeira colocação do concurso ficou com o pesquisador Mamidi Suresh, do Indian Institute of Technology Hyderabad, da Índia com a obra “Nanopetals”.

O concurso é promovido pelo A. J. Drexel Nanomaterials Institute, Estados Unidos, e seleciona as melhores imagens científicas com prêmios para os três primeiros lugares selecionados pelo júri, um prêmio da escolha do público e menções honrosas.

Um total de sessenta e seis imagens participaram da final do concurso dos mais diferentes países como: Alemanha, Armênia, Argélia, Brasil, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, Índia, Inglaterra, Iran, Israel, Itália, Noruega, Portugal, Rússia, Suíça e Sri Lanka. Entre os participantes, apenas o pesquisador do CDMF representou a América Latina.  As imagens foram julgadas por doze juízes com experiência tanto na área de ciência quanto em arte.

Nanoarte

A Nanoarte é uma expressão artística recente, surgida com a nanotecnologia, integrando ciência e arte. As imagens nanométricas captadas dos materiais pesquisados são ampliadas e colorizadas em computador com os propósitos revelar a beleza das formas de um universo invisível a olho nu e de popularizar e estimular a curiosidade científica.

O Projeto Nanoarte do CDMF sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é coordenado pelo professor Elson Longo do Departamento de Química (DQ) da UFSCar e a supervisão artística fica a cargo do técnico em microscopia Rorivaldo Camargo e do pós-doutorando Ricardo Tranquilin.

CDMF

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *