Brasil

Pesquisadora desenvolve novos materiais para aplicação em células solares

Pesquisadora desenvolve novos materiais para aplicação em células solares

IDNews| CDMF|José Angelo Santilli

IDN/Pesquisas

A pesquisadora Dra. Bruna Bregadiolli que desenvolve pesquisa de pós-doutorado como bolsista do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP) sob a supervisão da Profa. Dra. Maria Aparecida Zaghete, do Instituto de Química da UNESP de Araraquara,  e integrantes do CDMF/FAPESP, acaba de retornar de seu período de estágio de pesquisa no exterior (BEPE-FAPESP) onde desenvolveu novos materiais funcionais baseados em carbono para aplicação em células solares, linha de pesquisa de interesse do CDMF/FAPESP na área de energia e meio ambiente.

Nesta pesquisa, foram desenvolvidas diversas técnicas para a produção de novos materiais, com grupos ancoradores orgânicos tais como trifenilaminas e tiofenos ancorados a nanodiamantes e a derivados de grafeno. Esses novos materiais possuem estrutura doador- π-aceitador quando ligados covalentemente ao composto derivado de carbono, dando origem a um sistema πconjugado que poderá facilitar o transporte de cargas nos novos compostos. Além disso, o ancoramento de novos ligantes pode alterar os níveis de energia dos materiais, o que pode ser adequado de acordo com sua aplicação.

O estágio de pesquisa possibilitou o contato da pesquisadora com técnicas avançadas de síntese e caracterização de materiais orgânicos e a colaboração do Prof. Alan Sellinger e os membros de seu grupo tanto para a obtenção desses novos materiais tal como a futura aplicação em dispositivos. Além disso, firma a parceria do grupo de pesquisa do IQ-UNESP/Araraquara com o grupo da Colorado School of Mines.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar, Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

Foto: Divulgação CDMF/FAPES

Legenda: A Dra. Bruna Bregadiolli, ao centro, junto com os outros membros do Sellinger’s Group, na Colorado School of Mines em Golden, nos Estados Unidos.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *