Brasil

Pesquisadora do IPEN/CDMF apresenta trabalho no MRS Fall Meeting

Pesquisadora do IPEN/CDMF apresenta trabalho no MRS Fall Meeting

| IDNews|Brasil | José Angelo Santilli

Pesquisas

 

A pesquisadora Sabrina Gonçalves de Macedo Carvalho, pós-doutoranda no Instituto de Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e integrante do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), participou do MRS-Fall Meeting-2019, que aconteceu em Boston, EUA, entre os dias 1º e 6 de dezembro, apresentando um trabalho sobre membranas cerâmicas compósitas intitulado “Low Temperature Electric Field – Assisted and Conventional Sintering Samaria – Doped”.

O trabalho, que também conta com autoria de Eliana Navarro dos Santos Muccillo e Reginaldo Muccillo, ambos pesquisadores do IPEN e do CDMF, e, ainda de Fernando Manuel Bico Marques, professor da Universidade de Aveiro (UA), apresenta resultados sobre as membranas constituídas por céria-samária, condutoras de íons oxigênio, e eutéticos de carbonatos de lítio e potássio, condutores de íons carbonatos, que estão sendo desenvolvidas nos laboratórios do IPEN para aplicação em separação/captura de dióxido de carbono.

A separação pode ser feita por meio da dissociação do metano e a captura pelo transporte de íons carbonatos pela membrana. Ambos processos são desenvolvidos no sentido de contribuir para o equilíbrio ecológico, perturbado pela emissão de poluentes na atmosfera .

O MRS-Fall Meeting é organizado anualmente pela Materials Research Society e é considerado o principal encontro científico do mundo na área das Ciências de materiais, reunindo as principais pesquisas interdisciplinares em áreas fundamentais e aplicadas.

CDMF

O CDMF, dirigido pelo professor da UFSCar Elson Longo da Silva, é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *