Ícone do site IDNews

Pesquisadores do CDMF publicam artigo sobre uso de lodo de tratamento de água em materiais de construção

Artigo foi publicado na revista da Sociedade Brasileira de Química

EDUCAÇÃO & CULTURA – SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA


O uso de lodo resultante de tratamento de água como insumo para argamassas é o tema de artigo escrito por pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, publicado online no último dia 23 no Journal of the Brazilian Chemical Society.

Esse resíduo – composto por matéria orgânica e inorgânica, nos estados sólido e líquido, e com composição muito variável –, se descartado de forma irregular, pode causar ameaças ao meio ambiente, tais como redução do nível de oxigênio e aumento e do nível de alumínio em cursos d’água.

Nesse trabalho, os pesquisadores avaliaram as propriedades físicas e mecânicas do compósito cimentício e a resistência à corrosão de argamassas que utilizam o resíduo de lodo em substituição parcial da tradicional areia. Por medições eletroquímicas, foi observado que a resistência da argamassa não foi alterada pelo uso do resíduo. Observou-se também que o material torna o aço mais suscetível a corrosão, possivelmente por uma maior acidez na composição.

O artigo é assinado por Marina A.M. Rezende (UFSCar), Pedro P. Gromboni (UFSCar), Patricia G. Corradini (UFSCar e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense), Almir Sales (UFSCar) e Lucia H. Mascaro (UFSCar).

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

| IDNews®|Beto Fortunato | Brasil | José Angelo Santilli

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile