Brasil

Pesquisadores do CDMF são organizadores de uma das obras mais baixadas de 2018

| IDNews | José Angelo Santilli  

O livro Nanoenergy: Nanotechnology Applied for Energy Production publicado em 2018 pela Editora Springer está entre os livros mais baixados na área de Ciência dos Materiais.  O livro tem como editores Flavio Leandro de Souza, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Edson Roberto Leite, professor da  da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e atualmente diretor cientifico do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), vinculado ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Ambos professores são pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e atuam na área de energia do Centro. O livro contém 11 capítulos que discutem o estado-da-arte no desenvolvimento de novos materiais, metodologias e desafios para construção de dispositivos e implementação de tecnologias voltadas para produção e armazenamento de energia limpa e sustentável.

Está é a segunda edição do livro Nanoenergy que foi motivada pelo sucesso da primeira edição publicada em 2012. Esse novo livro foi totalmente atualizado e quatro novos capítulos foram incluídos para abranger os novos e mais recentes tópicos de interesse da comunidade cientifica da área.

Flavio Leandro de Souza divulgando o livro no 2018 Fall MRS Meeting

A publicação teve o inicio de sua história em 2010. Naquele ano, os pesquisadores organizavam um simpósio sobre energia no Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), realizado em Ouro Preto, MG. O sucesso do simpósio, que contou com a participação de grandes nomes do Brasil e do exterior na área de energia, despertou o interesse e o convite da editora Springer para registrar e compilar os avanços nesse campo.

Dessa forma, foram reunidos nomes de destaque em diferentes áreas para contribuírem com capítulos que abordam produção de energia limpa por diferentes tecnologias fotovoltaicas, bio-dispositivos, células a combustíveis ao armazenamento por meio de diferentes tipos baterias, materiais que armazenam energia química como o hidrogênio (nova edição).  Assim, nasceu a primeira edição do livro Nanoenergy com a contribuição e esforços conjuntos de grandes cientistas da área. Não podia ser diferente nessa segunda edição em que os autores retornaram aos capítulos atualizando os tópicos, incluindo os avanços em cada tema no desenvolvimento de novos materiais, modelos para explicar novas propriedades, bem como os desafios para comercializar essas tecnologias.

Além de editarem as duas edições do livro Nanoergy, os pesquisadores são autores de um dos capítulos na segunda edição, abordando os avanços na produção de hidrogênio a partir de fotoeletrólise da água  com semicondutores de materiais abundantes na natureza aptos a absorverem a luz do sol.

Para mais informações sobre o livro

O CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *