Araraquara

Pesquisas mostram que incentivar a leitura em crianças e jovens é uma boa forma de estimular o cérebro

Pesquisas mostram que incentivar a leitura em crianças e jovens é uma boa forma de estimular o cérebro

| IDNews®|Brasil |SENAC | Carolina Malandrino

No mês que se comemora o Dia da Literatura Brasileira, docente do Senac Araraquara aborda a importância da leitura desde cedo

IDN – Interior – Araraquara

O Dia da Literatura Brasileira é comemorado anualmente em 1º de maio. A data é uma homenagem aos grandes escritores e às suas obras, que passam pelas escolas literárias, marcando cada período social e intelectual da história do Brasil. Mas não são todas as pessoas que possuem o hábito da leitura desde cedo. Por isso, Vanessa Oliveira, docente da área de gestão e negócios do Senac Araraquara explica que o estímulo da leitura para as crianças desperta um universo simbólico e pode influenciar positivamente em diversas áreas.
Pesquisas científicas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e da Unidade de Neuroimagiologia Cognitiva do Instituto Nacional Francês de Saúde e Pesquisa Médica comprovaram que a leitura ajuda o cérebro em qualquer idade, porém, quando estimulada na infância o resultado é ainda melhor.
“O hábito da leitura aumenta as conexões neurais, fazendo com que o cérebro funcione melhor. Além disso, também estimula a criatividade, o senso crítico, extremamente valioso para o progresso intelectual do indivíduo, e aumenta a capacidade do ser humano em sentir empatia”, explica Vanessa.
Para incentivar uma criança e um adolescente a ler, a docente indica que o exemplo dentro da família é o melhor caminho. “Ao verem pais, avós e irmãos lendo, se sentem motivados a procurar nos livros respostas às suas indagações. Quando os pais inserem a leitura na vida dos filhos, estão contribuindo para um melhor desenvolvimento das suas ideias, opiniões e maneiras de pensar e agir”, diz a docente.
Ela reforça que criar uma rotina de leitura é extremamente importante para o crescimento da criança e manutenção de todas as relações que ela constituir ao longo da vida. “Ter esse hábito dentro de casa desde cedo ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. Ler é uma prática que aprimora as habilidades de comunicação”.
Em tempos de confinamento por conta da quarentena, nada melhor do que colocar todas essas dicas em prática. Por isso, a docente selecionou um clássico da literatura infantil, o livro Brincando com a Turma da Mônica da Editora Senac, que além de estimular o hábito da leitura, traz uma série de atividades que os pais podem fazer para entreter seus filhos durante o período de isolamento social.

Ficha técnica:
Brincando com a Turma da Mônica
Autor: Ricardo Nastari
Editora: Editora Senac São Paulo
Páginas: 144
Preço: R$ 63
Site: https://www.livrariasenac.com.br/

Serviço:
Senac Araraquara
Local: Rua João Gurgel, 1.935 – Carmo – Araraquara/SP
Informações: www.sp.senac.br/araraquara

Maio/2020
Informações à imprensa
ComTexto Comunicação Integrada
Carolina Malandrino – [email protected]
Tel.: (16) 3324-5300/ 99711-3555
Fernanda Chiossi – [email protected]
Tel.: (16) 3324-5300/ 99766-2771

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *