Polícia Federal

PF combate fraudes em madeireiras no interior de São Paulo

PF combate fraudes em madeireiras no interior de São Paulo
Cerca de 70 policiais federais e 4 analistas ambientais do IBAMA cumprem 13 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão…

10:02 |Comunicação Social da Polícia Federal em São Paulo| 2018MAY24 |

São Paulo/SP – A Polícia Federal, em parceria com o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, deflagrou nesta quinta-feira (24/5) a Operação Pátio, para desarticular um esquema de fraudes na homologação de depósitos de madeireiras, conhecidos no ramo como pátios, para esquentar madeira de origem ilegal e para manipular o sistema de controle de irregularidades administrativas daquele órgão.

Cerca de 70 policiais federais e 4 analistas ambientais do IBAMA cumprem 13 mandados de prisão temporária e 9 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Bauru, nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Osasco, Tietê e Piracicaba.

As investigações tiveram início em maio de 2016, junto à delegacia da PF em Bauru, após o IBAMA ter encaminhado à PF um documento que noticiava a suspeita do esquema criminoso envolvendo um servidor daquele instituto.  O inquérito policial aponta que o servidor receberia vantagens indevidas para, em conluio com consultores e intermediários que atuam junto a empresas do ramo madeireiro, praticar atos relacionados à aprovação de pátios de empresas madeireiras pelo IBAMA, no sistema denominado SISDOF, com o intuito de burlar a fiscalização. Os créditos são um meio para que o Estado contabilize os produtos florestais produzidos e comercializados pelas empresas autorizadas.

Há indício da homologação de pátios fictícios, utilizados somente para as atividades do grupo investigado. Até o momento, cerca de 8.000 m3 de créditos em madeira fictícios foram gerados pelo servidor. O valor corresponde a 325 caminhões carregados com madeira. Agora, com a análise do material apreendido no âmbito policial e do início de auditorias do IBAMA junto aos envolvidos, será possível verificar a extensão dos prejuízos ao erário público e ao meio ambiente.

Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistemas de informação oficiais, corrupção passiva, corrupção ativa e violação de sigilo de dados, todos previstos no Código Penal, com punição de 1 a 12 anos de prisão, sem prejuízo dos decorrentes crimes ambientais (Lei 9.605/98).

Haverá entrevista coletiva, às 11h, na sede da Polícia Federal em São Paulo, na Rua Hugo D’Antola, 95, térreo, na Lapa de Baixo.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *