Policia

PM Ambiental prende 15 homens e apreende nove carros e balão no interior de SP

PM Ambiental prende 15 homens e apreende nove carros e balão no interior de SP
   Policiais Militares fizeram acompanhamento do artefato em Roseira depois que receberam um denúncia anônima; criminosos tentaram fugir do local

8:42|ÚLTIMO SEGUNDO/IG |2018JUL18| 

A Polícia de todo o País trabalha com investigação. O ato de coletar provas para sustentar a prisão de um criminoso é primordial no dia a dia dos homens da lei. Mas outro importante modo de operação é a checagem de denúncia anônima. Nessa segunda-feira (16), a PM Ambiental recebeu uma informação importante.

Dois Policiais da PM Ambiental faziam um patrulhamento preventivo depois que receberam uma denúncia anônima sobre degradação, soltura e transporte de balões no bairro Bonfim, em Roseira, interior de São Paulo.

O patrulhamento indicou que a informação estava correta. Na altura do km 80 da Rodovia Presidente Dutra, os PMs avistaram um balão em baixa altitude e começaram a fazer um acompanhamento para tentar apreender o artefato. A soltura de balões é crime ambiental.

Durante a perseguição, os Policiais Militares perceberam que carros e motos faziam um acompanhamento para tentar recuperar o balão. Os criminosos perceberam a presença Policial e tentaram iniciar uma fuga. Com apoio de outras viaturas da PMA, ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Águia, BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e Força Tática, os Policais conseguiram deter 15 suspeitos que tentaram fugir pela mata. Nove veículos foram apreendidos.

Os criminosos foram encaminhados para o Distrito Policial, eles receberam uma multa de R$ 5 mil (cada um), totalizando R$ 70 mil. Os PMs ainda conseguiram recuperar o balão que caiu em uma área de mata. O artefato tinha aproximadamente 30 metros e uma bandeira de 27 metros.

Fonte: Último Segundo – iG

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

3 thoughts on “PM Ambiental prende 15 homens e apreende nove carros e balão no interior de SP

  • Eduardo Ladeia

    Boa tarde.

    É oportuno aqui registrar que o RESGATE DE BALÃO não é crime. Não está tipificado na lei.
    Crime é a SOLTURA do balão com fogo. O tipo penal do art. 42 da Lei Ambiental (9.605/98) não disciplinou que a atividade de resgate, recuperação, reciclagem sejam crime. E tem razão de ser. Imagine que um balão, não importa a modalidade, pela ação do vento caia na minha casa ou na casa do delegado ou do Juiz de Direito da Comarca de Roseira, ou pior, na casa do jornalista da presente matéria, todos esses não poderiam pegá-lo, resgatá-lo pois se o fizerem, cometeriam crime. Um absurdo a colocação do jornalista dos flagranteados como criminosos. Soltar é uma coisa, resgatar é outra. Funciona analogicamente a uma pipa, aquela de criança, de empinar com linha e rabiola. Tem quem solta (empina) e quem pega (resgata).
    Acredito que o jornalista desconhece que existem 4 modalidades de balão: 1 – Solar; 2 – Balonismo; 3 – Balão com fogo; e 4 – Balão Ecológico. Registra-se que apenas o balão com fogo tipifica o art. 42 da Lei Ambiental.
    Assim, o fato narrado não é criminoso. A matéria é incompleta, acusatória, caluniosa, desinforma a população.
    Vislumbra-se que a conduta do jornalista em qualificar os flagranteados de criminosos é passível de medida indenizatória. Cuidado. Informa-se antes de pautar.

    Eduardo Ladeia ([email protected])

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *