Ícone do site IDNews

Polícia Civil realiza megaoperação contra corrupção policial no Rio

Polícia Civil realiza megaoperação contra corrupção policial no Rio
Batizada de Calabar, maior traidor da história do país, a ação conta com 800 agentes e 110 delegados

29JUN2017|  8h40 - MEGAOPERAÇÃO

Uma megaoperação da Polícia Civil está sendo realizada na manhã desta quinta-feira (29) com o objetivo de prender policiais militares e traficantes suspeitos de participarem de esquemas criminosos em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Batizada de Calabar, a ação, que busca 96 PMs e 70 traficantes, conta com 800 agentes e 110 delegados.

De acordo com informações do G1, policiais que forem presos responderão por organização criminosa e corrupção passiva. Se houver bandidos, o crime seria tráfico, organização criminosa e corrupção ativa. Ainda segundo a reportagem, o esquema dos agentes pode ter lucrado, aproximadamente, R$ 1 milhão por mês para cada equipe de policiais que estava de plantão.

A atuação dos PMs era como “varejistas do crime”. Chegavam até a ofertar serviços a traficantes, de quinta-feira a domingo, e circulavam em ruas de São Gonçalo para recolher o dinheiro disponibilizado pelos traficantes. O esquema foi descoberto há quase um ano pela Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).

Agentes que investigaram o esquema estimam que a venda de favores e cobrança de dinheiro a traficantes rendesse, pelo menos, R$ 350 mil por semana aos PMs. Para chegar ao resultado, policiais da especializada interceptaram mais de 250 mil ligações.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Sair da versão mobile