Policia

Policial reage, e amigo é morto durante assalto em padaria de São Paulo

Policial reage, e amigo é morto durante assalto em padaria de São Paulo
Para se proteger, alguns clientes se jogaram no chão, e o policial se escondeu atrás do balcão

9:37 |MORUMBI | 2018MAY18 | 

Em mais um episódio de policiais em confronto com ladrões em São Paulo, um homem morreu e um policial civil ficou ferido durante assalto a uma padaria no Morumbi, bairro nobre na zona oeste, na noite desta quarta-feira (16).

O crime ocorreu na padaria Gato de Ouro, na rua Doutor Luiz Migliano. Por volta das 20h, os ladrões anunciaram o roubo e começaram a recolher objetos dos clientes nas mesas. Um policial civil que estava acompanhado de dois amigos reagiu, o que deu início a uma troca de tiros.

Para se proteger, alguns clientes se jogaram no chão, e o policial se escondeu atrás do balcão. Assustado, o amigo do agente correu em direção à porta, mas foi baleado no tórax por um dos ladrões.

Ele ainda foi levado ao Hospital Albert Einstein, mas não resistiu ao ferimento e morreu. O policial civil foi baleado no braço e não corre risco de morte. Já os criminosos fugiram em um Honda Civic.

Casos como esse do Morumbi ganharam atenção desde sábado (12), quando a policial Kátia Sastre, 42, de folga, matou um ladrão ao reagir a uma tentativa de assalto na frente da filha. Mães e crianças pequenas aguardavam a abertura dos portões de uma escola particular para uma festa de Dia das Mães, quando foram abordadas pelo assaltante armado.

No dia seguinte, diante da repercussão do caso, o governador Márcio França (PSB), que tentará ser reconduzido ao cargo nas eleições de outubro, organizou uma cerimônia para homenagear a policial.O ato contrariou estratégia da Polícia Militar de evitar enaltecer ocorrências policiais que resultem em mortes.

Especialistas disseram que, embora a atitude da cabo tenha sido justificável como legítima defesa, a preocupação ao exaltar seu ato era que a mensagem fosse interpretada pela tropa policial e pela população como um incentivo para que reajam a assaltos e para que matem bandidos.

Minutos após a cabo ser homenageada, um episódio semelhante de reação a assalto envolvendo policial de folga ocorria em uma drogaria em Guarujá, no litoral paulista. O PM a paisana foi perseguido pelo ladrão até surpreendê-lo e atingi-lo com tiros. O assaltante morreu horas depois.

Na segunda (14), o governador disse: “As pessoas têm que entender que a farda deles é sagrada, é a extensão da bandeira do estado de São Paulo. Se você ofender a farda, ofender a integralidade do policial, você está correndo risco de vida. É assim que tem que ser.”

As afirmações remeteram à declaração do então governador Geraldo Alckmin (PSDB), em 2012, sobre uma ação da PM que terminou com nove mortos no interior de SP. “Quem não reagiu está vivo”, declarou o tucano na ocasião.Com informações da Folhapress.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *