Araraquara

Políticas públicas e desenvolvimento regional de diferentes países são analisados em seminário, na Uniara

Políticas públicas e desenvolvimento regional de diferentes países são analisados em seminário, na Uniara

| IDNews | Assessoria de Imprensa Uniara |

Atividade foi realizada nesta sexta, dia 31, na unidade I da universidade

IDN/Interior

A professora Luciléia Aparecida Colombo ministrou o seminário de integração “Políticas públicas e desenvolvimento regional – o relato de uma experiência” nesta sexta-feira, dia 31 de maio, na unidade I da Universidade de Araraquara – Uniara. A atividade foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio ambiente – PPG-DTMA da instituição.

“A finalidade foi falar sobre como o Brasil tem uma experiência de desenvolvimento regional que vem atender, fundamentalmente, o combate às desigualdades entre, principalmente, blocos de regiões do Sul e do Sudeste, em contraposição àquelas do Norte, do Nordeste e Centro-Oeste”, explica a docente.

Ela acrescenta que, “mais do que isso, a intenção foi apontar como experiências desenvolvidas em países europeus como Portugal, Espanha, França e Itália tiveram trajetórias diferentes do desenvolvimento regional, e buscaram resolver os seus problemas por meio de outras instituições”. “O que difere, basicamente, a experiência do Brasil daquela europeia é a presença da União Europeia e dos fundos que ela disponibiliza para essas nações”, detalha.

Outra diferença, de acordo com Luciléia, “é a questão da articulação entre os atores políticos, sendo que, no Brasil, a descentralização da Constituição de 1988 fez com que tivessem ações muito individualistas”. “Assim, no nosso cenário, são muito difíceis as inovações em relação à cooperação entre eles. Pensar em política de desenvolvimento regional, no Brasil, hoje, é pensar como esses atores políticos podem colaborar entre si”, finaliza.

Informações sobre o PPG-DTMA da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7126 ou pelo Whatsapp (16) 99708-8423.

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *