Politica

Por onde anda Janaina Paschoal

Por onde anda Janaina Paschoal  
Coautora do pedido de impeachment está “isolada” na universidade onde leciona e entre a família “petista” do marido, diz revista
7:59| 30/05/2016
Impeachment 

Uma das protagonistas no processo de impeachment, a advogada Janaina Paschoal tem vivido uma rotina de isolamento desde que o Senado aprovou o afastamento temporário da presidente Dilma Rousseff, diz a revista Veja, em reportagem publicada no domingo (29).

Ela estaria deslocada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia, ela já foi chamada de “golpista” por alunos. Houve até mesmo um enterro simbólico da Constituição contra as ações de Janaina.

“A vida dela na universidade sempre foi muito sofrida”, diz o advogado Roberto Podval, amigo de Janaina e primeiro chefe dela na área jurídica. Na universidade, ela evita conversar com colegas que se posicionam contra o impeachment.

Na família do marido, ela é obrigada a conviver com “militantes esquerdistas e do PT”. Depois do afastamento da presidente, no entanto, o assunto esfriou “Não conversamos a respeito, eu sempre coloco a família em primeiro plano”, garante.

Janaina relativiza as reivindicações sobre a montagem do gabinte do governo interino, alvo de diversas críticas nos primeiros dias de gestão. “No afã de montar a equipe, dada a urgência, Temer deixou de cuidar da representatividade, buscando pessoas preparadas, e há muitas, entre mulheres e negros”, diz.

A advogada confia que Michel Temer saberá cuidar das contas públicas. “Diferentemente de Dilma, ele (Temer) não vai ser leniente com ilicitudes e vai buscar cumprir a lei de responsabilidade fiscal”, diz.

Embora ele também tenha assinado decretos das chamadas “pedaladas fiscais”, Janaina avalia como a “muito diferentes” as situações de Dilma e Temer “há um conjunto significativo de crimes, envolvendo decretos, petrolão e pedaladas”. O interino também não foi citado no parecer do Tribunal de Contas da União que rejeitou as contas do governo da petista, no ano passado.

Noticias

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *