Brasil

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica no CDMF

Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica no CDMF
Agência FAPESP – O Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP, oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Engenharia de Materiais e Metalúrgica com bolsa da Fundação. O prazo de inscrição encerra em 13 de outubro.

8.32| 06out2016
José A Santilli

O bolsista vai integrar a equipe de pesquisa do CDMF, que tem como instituição-sede o Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara. Participará de projeto que visa o desenvolvimento de células solares de perovskita. Para isso, filmes semicondutores de TiO2, Nb2O5 e CH3NH3PbI3 serão preparados e caracterizados individualmente. Em adição, os dispositivos serão montados e as células solares serão caracterizadas quanto à eficiência de conversão de energia solar.

Os candidatos devem ter conhecimento na área de dispositivos fotovoltaicos e experiência em técnicas de deposição de filmes envolvidas na preparação das células solares, como sputtering reativo, atomic layer deposition (ALD), spin coating, dip coating, entre outras técnicas de deposição; assim como em síntese e deposição de filmes de perovskita CH3NH3PbI3 e em técnicas de caracterização de dispositivos fotovoltaicos como medidas de tensão versus corrente e eficiência quântica.

Os interessados deverão enviar carta apresentando interesse, currículo vitae resumido, descrevendo a formação acadêmica, publicações e informações que comprovem sua experiência científica na área do projeto, além de nomes e e-mails de duas pessoas como referência para Elson Longo, pesquisador principal do CDMF, no e-mail [email protected], com cópia para Assessora Administrativa ([email protected]).

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1268/.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

idnews-usa_portal

 

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *