Araraquara

Em Araraquara postos de Saúde passam dificuldades com equipes desfalcadas

| IDNews| Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara |

Buscando ajudar na melhoria da qualidade do atendimento da área da saúde, o vereador José Carlos Porsani (PSDB) visitou, na manhã da quarta-feira (24), três postos de saúde.

IDN/Araraquara

No centro de saúde do bairro Selmi Dei I, os funcionários atendem mais de 30 mil pessoas por mês, sendo cerca de 17 mil somente do Valle Verde, com uma equipe com apenas cinco profissionais. Para melhor atender a população, os técnicos pedem para que seja construído um posto de saúde no Valle Verde, bairro da mesma região.

No local também falta dentista e a população também corre riscos devido ao mato alto no terreno ao lado, onde já foram encontradas três cobras coral verdadeiras. “Os funcionários do Centro de Zoonoses que estiveram aqui disseram que é possível que haja um ninho aqui”, relatou uma das enfermeiras.

Já na Unidade de Saúde Familiar (USF) do Selmi Dei IV, a equipe está desfalcada devido à falta de médico e agentes comunitários, no entanto, chega a atender 30 mil pessoas por mês.

O espaço precisa de policiamento intensivo por ter a fiação e medicamentos furtados com frequência, e os servidores já foram ameaçados pela ausência de um médico para atender aos pacientes. Na USF também é necessário fazer a troca de lâmpadas que estão queimadas e a manutenção de três computadores.

Na USF do Jardim Adalberto Roxo há duas equipes para atender a população, mas uma das equipes está sem médico e com um dentista, emprestado de outra unidade, que atende somente por meio período. O local também precisa de uma reforma para ampliação.

O parlamentar destacou que irá cobrar o Executivo quanto as providências a serem tomadas. “A saúde da nossa cidade precisa de atenção especial, um posto não pode atender a 30 mil pessoas por mês ao passo que outro atende 5 mil. As unidades de saúde precisam ter suas equipes completas para poder efetuar um bom trabalho, por isso é preciso que haja reposição de pessoal quando necessário. ”

About Beto Fortunato
Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *